Analistas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) chegaram a Vitória da Conquista nesta terça-feira (25) para vistoriar as áreas danificadas pelas chuvas que deverão receber recursos federais para sua recuperação. Antes de iniciar as visitas, eles se reuniram com a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o diretor-presidente da Emurc, Paulo José Rocha, e técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para discutir o plano de trabalho que visa detalhar os pontos mais afetados.
No plano, são apontadas as localidades que deverão passar por reconstrução total, sendo elas quatro canais que compõem o sistema de drenagem pluvial do município: Bateias (na Avenida Brumado), Bruno Bacelar, Loteamento Remanso e bairro Jurema (Avenida Yolando Fonseca). Além dos canais, a proposta é que seja feita a reconstrução parcial de outros canais e galerias ao longo da cidade para conter os estragos causados pelas chuvas.
As tratativas entre a Compdec e a Sedec se estreitaram com as intensas chuvas no final de 2021 e a vinda dos analistas à cidade é o primeiro passo do plano que viabilizará a aquisição dos recursos, conforme explica o coordenador de reconstrução da Sedec, Diórgenes Gonçalves.
“Viemos também para instruir como os técnicos devem compor o plano de trabalho e inserir corretamente dados, croquis e planilhas, para que dentro de um prazo de 190 dias seja tudo encaminhado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que irá avaliar e empenhar os recursos”, ressaltou o analista.
A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosângela Freitas, ressaltou que já existem recursos da ordem de R$ 12 milhões, solicitados desde 2021, e a visita dos analistas foi importante para que fosse verificada a real situação em que o município se encontra, para que assim seja dada celeridade ao processo.
“De 2021 pra cá houve um acúmulo de problemas devido aos vários episódios de chuvas intensas e, por isso, a visita dos analistas foi extremamente produtiva e necessária. A prefeita Sheila Lemos, através da Defesa Civil, está em constante busca para encontrar soluções para a cidade”, declarou Rosângela.
Ainda à tarde, os analistas visitaram a Avenida Yolando Fonseca, no bairro Jurema. Eles ficarão na cidade até esta sexta-feira (28), para visitar os demais pontos indicados no plano.
Deixe seu comentário