No próximo domingo, 14, 808 discentes da Uesb irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituído pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, o Enade tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Neste ano, o Enade irá avaliar os cursos vinculados ao Ano 2 do Ciclo Avaliativo. Isso significa a participação de 26 cursos dos três campi da Uesb (sendo seis bacharelados e 20 licenciaturas). Em Itapetinga, serão avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química. Em Jequié, as graduações incluídas nesta edição são Ciências Biológicas, Química, Sistemas de Informação, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Por fim, no campus de Vitória da Conquista, estão os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia.
Os estudantes concluintes inscritos para o Exame já podem consultar os locais de provas. Para isso, é preciso conferir o cartão de confirmação da inscrição, que está disponível no site do Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante.
De acordo com o Inep, para visualizar o cartão de confirmação, é necessário que os participantes preencham o Questionário do Estudante. O preenchimento é obrigatório e o aluno tem até o dia 13 de novembro para fazê-lo. Ele serve para montar o perfil do estudante e é levado em conta na avaliação da Instituição de Ensino Superior.
No cartão de confirmação, constam ainda o horário de aplicação da prova do Enade, a documentação de identificação exigida no dia do exame e os atendimentos que foram solicitados e aprovados. Para ter acesso a essas informações, o aluno precisa ter respondido ao questionário do estudante, também disponível no Sistema do Exame.
O pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, explicou que a Uesb tem desenvolvido, desde julho, em parceria com os Colegiados, diversas ações de sensibilização dos estudantes para a realização do Exame. “Reuniões com coordenadores de curso, roda de conversa, live, confecção de guia para o estudante foram alguns dos instrumentos para sensibilizar toda comunidade acadêmica da importância do Enade como instrumento de avaliação e regulação da Educação Superior no Brasil hoje. O desempenho dos estudantes nesta prova faz parte de uma métrica importantíssima para a nota do curso e para a nota da Instituição”, afirmou o pró-reitor.
Mais sobre o Enade – A prova, que acontece em 14 de novembro, corresponde à edição de 2020, que foi adiada em razão da pandemia de Covid-19. O Exame é componente curricular obrigatório. Assim, a não realização do Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, bem como a expedição e respectivo registro do diploma.
O Exame será aplicado, de forma presencial, nas cidades de funcionamento do curso. No caso dos estudantes da Uesb, a prova será realizada em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. O uso de máscara de prevenção à Covid-19 é obrigatório para entrar e permanecer no local. O Inep produziu um guia que traz informações gerais quanto aos procedimentos de prevenção à Covid-19 antes e durante a aplicação da prova.
Para mais informações, acesse o Guia do Enade 2021 e participe da live “Enade 2021: dicas e estratégias para responder a prova”, no dia 11 de novembro, às 19 horas. A transmissão ocorrerá pelo canal da Uesb no YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail [email protected] ou com o Colegiado do seu curso.
http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
Deixe seu comentário