Provas do Vestibular 2011 da Uesc começam no próximo domingo

BLOG DO GABRIEL NASCIMENTO- logo Uesc

O Vestibular 2011 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) começa, no próximo domingo (16), com a realização das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Geografia, Língua Estrangeira, Inglês, Francês ou Espanhol. A segunda-feira (17) é o dia da Redação, História e Biologia, e a terça-feira (18), Matemática, Física e Química.

São 14.598 candidatos que disputam 1.600 vagas em 41 cursos (Licenciatura e Bacharelado) em cinco áreas do conhecimento: Agrárias, Exatas e Naturais, Saúde, Humanas e Letras e Artes. Os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Química são a novidade deste ano.

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Uesc, onde o candidato obtém o Cartão de Identificação. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo (73) 3680-5036, telefone da Gerência de Seleção e Orientação (Geseor). O gerente do Geseor, professor José Reis Damasceno, adverte aos candidatos para não esquecerem o documento de identificação nem de acessar, com antecedência, o site da Uesc para saber o local exato onde farão as provas.

Os portões dos locais dos exames vão ser abertos, às 7h15, para entrada dos candidatos, e fechados às 8h, quando começam as provas. Não é admitida, sob qualquer hipótese, o acesso de retardatários. Os candidatos dispõem de quatro horas e meia para responder as questões. No local dos exames eles devem portar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto, borracha e apontador.

Quem estiver hospitalizado deve se comunicar, até 20 horas antes do início das provas, com a Comissão Permanente de Seleção e Orientação (Copesel) da universidade, no 4º andar da Torre Administrativa, para solicitar atendimento diferenciado. Para isso, o seu representante precisa seguir os procedimentos indicados no manual do candidato.

Detectores de metal para maior segurança

Para ingressar na sala de provas, é necessário apresentar a Carteira de Identidade original recente e o Cartão Informativo. O candidato não pode fazer as provas usando óculos escuros, relógios digitais, bonés ou qualquer objeto que impeça a visibilidade dos cabelos e orelhas.

É vedado ainda o acesso portando MP3 ou similares, ‘pager’, máquinas de calcular e fotográfica, agenda eletrônica ou telefone celular, mesmo que desligados. Quem for flagrado com esses equipamentos será eliminado do processo seletivo sem direito a recurso ou reclamação posterior.

A Uesc solicita, antes da prova, a coleta da impressão digital dos candidatos, que vão ser revistados com detectores de metal para maior controle e segurança durante a aplicação das provas.

Candidatos da Bahia e de outros estados

Os candidatos do Vestibular 2011 da Uesc são oriundos de 246 cidades baianas. Ilhéus e Itabuna lideram os números, com 3.349 e 3.616 inscritos, respectivamente. Cinco outras cidades se destacam: Salvador (937), Vitória da Conquista (449), Coaraci (284), Jequié (275) e Feira de Santana (259). Todos os demais municípios da área geoeducacional da universidade estão representados no vestibular.

Embora a grande demanda de candidatos do sul e extremo sul da Bahia acentue o perfil regional da Uesc, estudantes de 22 outros estados brasileiros, do Amapá ao Rio Grande do Sul, vão participar do processo seletivo, com 419 candidatos. No quantitativo de inscritos destacam-se Minas Gerais (143), seguido de São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Ceará e Rio de Janeiro.

Concorrência por vaga

A concorrência entre o número de inscritos e o de vagas é de 9,12 candidatos/vagas. Em relação à demanda por curso, o destaque mais uma vez é Medicina (73,1 candidatos/vagas), seguido de Engenharia Civil (28,43), Direito/ matutino (21,12), Direito/noturno (18,68), Administração/noturno (13,25), Biomedicina (11,55), Engenharia Mecânica (10,23) e Enfermagem (10,20).

As mulheres lideram as inscrições. São 8.150 candidatas contra 6.448 do sexo masculino. A idade média dos candidatos é de 22 anos. Entre os inscritos, 43 são portadores de necessidades especiais.

tabela 1

tabela 2