Realizado 1º Encontro de Gestores Administrativos de 2016

 
Nesta quarta-feira, 13, os gestores e gestoras da administração da Uesb nos três campi se reuniram no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), campus de Vitória da Conquista, para discutir o planejamento das ações do ano de 2016. Por meio da exposição das realidades de cada setor e do diálogo entre os presentes, o Encontro serviu para nortear as estratégias deste ano e integrar o corpo de servidores.

Pró-reitor de Administração, Adriano Correia entende o momento como essencial para um ano com muito mais acertos, além da troca de experiências e a integração entre os servidores que estão à frente de cada setor. “Foi um momento bem produtivo, onde todos tiveram a oportunidade de colocar as dificuldades vivenciadas e as possíveis soluções que podemos encontrar de forma conjunta. É um momento de compartilhar e discutir estratégias para poder vencer os possíveis obstáculos em 2016”, analisa Correia.

O diálogo como forma de aprimorar a administração pública e integrar os três campi também foi ressaltado. Para Diego Almeida, coordenador de Cultura do campus de Itapetinga, a troca de experiências é bastante positiva: “esse tipo de ação contribui muito, porque além de estar divulgando os métodos e o planejamento da Uesb para 2016, o encontro promove uma integração entre todos os gestores para que se crie um elo”. A oportunidade de discutir direções e caminhos em conjunto também é lembrada por Luciano Alves, prefeito de campus em Jequié. “É de importância muito grande, pois estamos começando mais um ano. Serve para direcionar os trabalhos, tudo aquilo que vai ser feito durante o ano”, avalia Alves.

Convidada para discutir sobre gestão estratégica da educação superior pública, a professora Renne Albagli, que já foi presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), enxerga o Encontro como um momento fundamental para trazer outras experiências e pensar o desenvolvimento das diversas funções dentro da Universidade. “Acho de fundamental importância que a administração superior pare para refletir sobre as questões mais relevantes da Universidade e aquilo que possibilite o melhor funcionamento das suas diversas funções. Procuramos agregar as vozes autorizadas de outros gestores, outras experiências das diversas Universidades, ao conhecimento técnico. Isso colabora muito”, destaca Albagli.

Conduzindo a discussão no turno da manhã, o professor Fábio Félix Ferreira, reitor em exercício da Uesb, reforça a importância da reflexão sobre o serviço público e a mobilização em torno de ações que possam contribuir para a melhoria desse serviço. “O que nós esperamos no encontro de hoje, e em posteriores encontros durante o ano, é manter a equipe gestora sempre mobilizada e sempre refletindo acerca da melhoria que se faz necessária no serviço público. Uma equipe coesa e motivada pode contribuir positivamente nas ações de ensino, pesquisa e extensão em nossos três campi”, finaliza Ferreira.