Reitoria da Uesb pede reintegração de posse da universidade

images-7

Após mais de dois meses de ocupação estudantil na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), feita pelo movimento “OcupaUesb”, os estudantes terão de se retirar do campus de Vitória da Conquista sob pedido de reintegração de posse, feito no dia 19 de novembro pela administração da Uesb. Inicialmente, quando a pauta era a PEC 55, a reitoria havia declarado apoio ao Movimento.

Através da assessoria de comunicação da Universidade, a reitoria declarou que o pedido foi feito porque não houve avanço nas negociações de pautas internas com os alunos ocupantes. “Até a presente data, os alunos do campus de Vitória da Conquista não desocuparam o imóvel, pelo que resta, evidenciada a radical intenção dos mesmos em persistirem no esbulho do imóvel público, causando prejuízos como adiamento e mudança de local do vestibular, ausência de manutenção na rede elétrica e equipamentos laboratoriais, experimentos e pesquisa, manutenções em geral da infraestrutura, não podendo, portanto, mais ser postergada a ação em defesa do interesse público.”

O vestibular da Uesb está marcado para os dias 15 e 16 de janeiro. Inicialmente, a prova estava marcada para os dias 4 e 5 de dezembro, mas foi adiada porque chocava com as datas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).