A expectativa da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), é de que, nestes último dia – quinta-feira, 10 de fevereiro, o volume de quitações se intensifique, pois, o percentual de abatimento para quem pagar logo o imposto dobrou em comparação com os exercícios anteriores, na campanha de 2021, o desconto no início do ano era de 10% para o pagamento antecipado. Agora, é 20%.
O pagamento do IPVA pode ser feito nas instituições credenciadas, que são o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob. É necessário informar o número do Renavam para ter acesso ao valor e fazer o pagamento. Dentro do prazo estabelecido para a cota única, o desconto no valor do imposto é concedido de forma automática. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via 0800 071 0071 e [email protected].
Desconto de 10% e parcelamento em cinco vezes
De acordo com Augusto Guenem, diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, quem não aproveitar o desconto de 20% pode obter ainda um abatimento de 10%, válido para quitação integral do IPVA na data da primeira cota do parcelamento, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Também nesse caso, o desconto é o dobro do habitualmente concedido em anos anteriores. “O abatimento era de 5%, e em 2022 passou para 10%. Este ano, é possível ainda parcelar o imposto em cinco vezes, a partir de março, enquanto nos exercícios anteriores, o prazo era de três vezes. A ampliação do desconto e o aumento do número de parcelas têm como objetivo melhorar as condições disponíveis para o contribuinte e proteger os proprietários de veículos dos efeitos da inflação”, explica o diretor de arrecadação da Sefaz-BA.
Para parcelar o imposto em cinco vezes, os proprietários de veículos só precisam observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa, e pagar o valor estipulado para cada parcela no prazo estabelecido. É preciso, para fazer jus ao parcelamento, que o valor devido seja de no mínimo R$ 120. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.
Segundo o diretor de veículos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lucas Machado, o percentual maior de desconto oferecido pelo Governo do Estado para quitação do IPVA tem se mostrado bastante atrativo, considerando o número expressivo de proprietários de veículos que já realizou o pagamento antes mesmo da data. Machado ressalta, no entanto, que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. “Para a regularização do seu carro é necessário quitar débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. É só conferir o cronograma de pagamento no site da Sefaz ou no do Detran-BA: www.detran.ba.gov.br”, salientou.
Confira como pagar o IPVA 2022 nas instituições bancárias credenciadas:
Passo a passo para pagamento no aplicativo, no internet banking e no caixa eletrônico do Banco do Brasil
1 – Pagamentos
2 – Impostos e taxas
3 – Débitos de veículos
4 – Bahia
5 – Licenciamento cota única atual ou IPVA cota única atual
Passo a passo para pagamento no internet banking e no caixa eletrônico do Bradesco:
1 – Pagamentos
2 – Débitos de Veículos
3 – Bahia
4 – Débitos de Renavam
Passo a passo para pagamento no aplicativo no internet banking e no caixa eletrônico do Sicoob
1 – Conta corrente
2 – Pagamentos
3 – IPVA e taxas do Detran
4 – IPVA Detran Bahia
5 – Escolher a opção cota única ou com ou sem licenciamento
Deixe seu comentário