Uma das principais diretrizes do Governo Municipal está pautada na educação. E para garantir que cada criança e adolescente esteja em sala de aula aprendendo, a Prefeitura de Vitória da Conquista aderiu ao programa Busca Ativa. Foi para apresentar esse programa e buscar estratégias intersetoriais que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (18).
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que identifica, registra, controla e acompanha crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, o município tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, de forma a atender o Plano Nacional de Educação.
Um dos pilares do programa consiste na “intersetorialidade”, envolvendo diversas áreas da gestão pública. Por isso, participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seinfra); da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult); da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A ideia é que cada Secretaria, dentro das potencialidades das suas tarefas de rotina, possa contribuir com a Busca Ativa. Seja na identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, ou acionamento de medidas necessárias para matrícula e permanência do estudante na unidade escolar.
A subsecretária de Educação, Dilvane Cruz, explica a importância da ação: “O aluno que está fora da escola está vulnerável, e se ele está vulnerável, ele tem predisposição para o tráfico, para as coisas incorretas. E o aluno que está na escola, está aprendendo e preparando a sua vida para o futuro”, destacou.
Deixe seu comentário