(SETAF) – Serviço de Apoio à Agricultura Familiar. É composto pelos seguintes órgãos: CAR, CDA, Bahiater, SUAF e Sutrag e, ainda com a parceria da Seagri, por meio da Bahiapesca e Adab.
Mais um Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) foi inaugurado no estado, nesta segunda (17). Desta vez, o Território Vitória da Conquista foi o beneficiado. Este é o quinto SETAF implantado este ano pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é atender as demandas dos 35 mil agricultores familiares do território.
Na solenidade de inauguração, o secretário Jerônimo Rodrigues, da SDR, enfatizou a importância desse espaço de apoio como “uma mensagem do governador Rui Costa de reconhecimento das lutas sociais, dos consórcios e colegiados”. Os serviços prestados no SETAF vão desde a assistência técnica à comercialização, passando pela titulação de terras e questões estruturais como energia, moradia e melhorias de estradas vicinais.
Segundo Rodrigues, as principais demandas desses agricultores são reforma agrária, abastecimento de água, assistência técnica e comercialização. E, para atender a tantas questões, o SETAF de Vitória da Conquista é composto por CAR, CDA, Bahiater, SUAF e Sutrag, além de ser um espaço aberto a uma relação de parceria com a Seagri, por meio da Bahiapesca e Adab.
Para a agricultora e presidente da Coproaf, Cooperativa de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia, Elenita Sousa Silva, os serviços estarão mais próximos e acessíveis ao produtor. “Antes a gente tinha que ir pra Salvador. Agora, fica mais perto e o custo da gente diminui. Pra nós, ficou ótimo”, afirmou.
Para fortalecer as diversas cadeias produtivas, o SETAF irá estabelecer parcerias com outras secretarias e prefeituras. Além disso, por meio de adesão, os municípios interessados podem aderir ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), para que o desenvolvimento rural seja contemplado a partir de diferentes vertentes. Para o secretário, a ideia é que se crie um núcleo de apoio em cada município, para que se possa melhor aplicar os recursos em agroindústrias e comercialização, além de capacitação. De acordo com Rodrigues “temos condições de fazer ou apoiar as prefeituras, os movimentos, com a construção de mercado, aperfeiçoamentos de mercados e centrais de comercialização”, disse.
Durante o evento, foram assinados 22 termos de adesão ao SEMAF com as prefeituras de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Tremedal e Vitória da Conquista.
O Território Vitória da Conquista é composto por 24 municípios, são eles: Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.
SEMAF – O Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar tem o objetivo de promover a articulação, gestão e implementação de políticas para a execução na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF do Território de Identidade que integra. A atuação do SEMAF se dá por meio de Termo de Adesão, que estabelece os princípios, objetivos, metas e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento
Deixe seu comentário