Segurança Pública: Presídio Nilton Gonçalves necessita de intervenção federal, para sanar suas demandas

 jornalista e radialista

O Presidio que leva o nome do advogado e ex-prefeito de Vitória da Conquista, Nilton Gonçalves,  tornou-se conhecido em todo o território nacional por ter protagonizado uma das rebeliões mais longas registrada no Brasil. E que deixou a cidade de Vitória da Conquista perplexa diante dos acontecimentos praticados pelos os rebelados à ocasião.

Mesmo diante as sucessivas buscas e apreensões efetuadas, pelos responsáveis da unidade prisional, percebe-se, que o estado não está conseguindo  resolver a questão, haja vista, os inúmeros relatos de acontecimentos registrados pelas autoridades que coordena a Instituição e, que tenta justificar a cada episódio,  as medidas preventivas para resolver os problemas, que são repercutidos por toda a imprensa.

– Na tarde desta (quarta-feira, 28) a direção do presídio Nilton Gonçalves  incinerou  160 celulares capturados dentro das celas dos internos, após vistorias realizadas desde o início do ano.

Além disso, outros materiais foram incinerados, como serras e até mesmo cachimbos, que os presos utilizam para usar drogas. E não faz mais de um mês, que foi aprendido bananas de dinamites dentro do presídio, que se usada daria para derrubar todo o edifico da unidade.

Segundo o diretor da unidade, Alexsandro Oliveira, revelou que algumas medidas estão sendo adotadas no intuito de evitar esse tipo de problema. E diz que; “O presídio, todos sabem, está localizado em uma área urbana, por isso algumas pessoas sempre arremessam do lado de fora celulares e outros tipos de artefatos. Quando percebemos isso, iniciamos a vistoria nas celas e suspendemos o ‘banho’ de sol dos internos até o momento que encontramos o material arremessado para dentro da unidade”, relata o diretor.

As autoridades locais precisam se posicionar em relação à precária e deficiente estrutura prisional de Vitória da Conquista, para que se resolvam estas questões como forma preventiva de segurança para toda a sociedade. E se necessário exigir uma intervenção do Mistério da Justiça – Governo Federal –  para sanar as inúmeras demandas apresentadas.