Sem brilho, Brasil faz 2 a 1 e vence Coreia do Norte na estreia

thumb_sem_brilho,_brasil_faz_2_em_estreia_e_vence_coreia_do_norte_1562010-172059-1

Nervosa e com pouca movimentação, equipe brasileira vence com dois gols no segundo tempo

Kaká, com pouca movimentação, foi substituído aos 33 do segundo tempo (crédito: EFE)

Diego Salgado
postado em 15/06/2010 17:20 h
atualizado em 16/06/2010 01:05 h

A seleção brasileira estreou hoje na Copa do Mundo da África do Sul. No estádio Ellis Park, em Johanesburgo, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 a 1. Maicon e Elano fizeram os gols da 19° estreia brasileira em Mundiais. Yun Nam descontou para a Coreia do Norte.

Com 62 mil pessoas nas arquibancadas, o Brasil entrou em campo com a equipe considerada titular. O time de Dunga teve mais posse de bola, mas não conseguiu chegar à meta norte-coreana.

Com Kaká muito apagado e mal fisicamente, a equipe se movimentou pouco e abusou dos toques de lado, sem objetividade. Robinho, quase sempre pelo lado esquerdo do campo, foi o melhor homem em campo.

A equipe norte-coreana tentou diminuir os espaços no meio-campo desde o início da partida e formou uma linha de cinco na zaga. No ataque, isolados,  Hong Yong Jo, camisa 10 e Jong Tae Se, o Rooney asiático.

Com os dois gols de hoje, a seleção brasileira chegou a 43 marcados em jogos de estreia. Nas 19 Copas disputadas, o Brasil venceu 15 jogos, empatou dois e também perdeu dois, com a zaga sofrendo 17 gols,  As derrotas ocorreram nas duas primeiras edições, contra a Iugoslávia, em 1930 e a Espanha, em 1934. Desde de 1970, nos 4 a 1 contra a Tchecoslováquia, a seleção não faz mais de dois gols na partida inicial.

A Coreia do Norte, na sua segunda Copa do Mundo, disputou a quinta partida no torneio. Em 1966, perdeu para a União Soviética por 3 a 0 na estreia. Depois, empatou com o Chile (1 a 1) e venceu a Itália por 1 a 0 na maior zebra da história dos Mundiais. Nas quartas de final, contra Portugal, perderam por 5 a 3 após estarem ganhando por 3 a 0.

O jogo
O primeiro chute a gol do Brasil na Copa do Mundo veio com Elano aos seis minutos. De esquerda, o meia bateu por cima. Logo depois, Robinho, o melhor da partida, recebeu de Kaká pela esquerda, cortou e de direita para fora.

Aos 9, foi a vez de Michel Bastos. O lateral-esquerdo recebeu sozinho na esquerda e bateu sem perigo. Um minuto depois, Jong Tae Se, o Rooney asiático, passou por três e chtou em cima de Júlio César. Pouco depois, o lateral-direito norte-coreano, Cha Jong Hyok arriscou e chutou para fora.

Robinho, aos 20, quase marcou ao virar na grande área e chutar em cima do goleiro. Sete minutos depois, Maicon, sem opção, bateu para o gol com perigo e o Ri Myong Guk espalmou para escanteio.

Aos 34, o melhor lance brasileiro no primeiro tempo. Robinho, pela direita, fez boa chegada e serviu Michel Bastos. O lateral, no entanto, concluiu por cima do gol.

Antes do intervalo, a única boa jogada de Kaká no toque com Maicon. Na sobra, Felipe Melo bateu mal.

Segundo-tempo
Assim como na primeira etapa, os dois primeiros lances de perigo vieram com chutes de fora da área. Michel Bastos, aos seis, após falta na entrada da área em Kaká bateu por cima do gol. Robinho, da mesma forma, desperdiçou nova chance para o Brasil no lance seguinte.

Aos nove, o primeiro gol brasileiro na Copa do Mundo no primeiro lance em que Kaká saiu jogando com velocidade. O meia tocou para Felipe Melo na esquerda que serviu Elano. O camisa 7 esperou a passagem de Maicon e tocou. Na linha de fundo, o lateral acertou o gol norte-coreano e abriu o placar.

Seis minutos depois, Michel Bastos fez boa jogada pela esquerda, passou por três e cruzou errado, nas mãos do goleiro. Aos 18, Elano cobrou falta da esquerda, a zaga norte-coreana tentou fazer linha de impedimento e Juan, sozinho, tocou muito forte.

Embalado, o Brasil assustou novamente aos 18, com Luís Fabiano. O atacante recebeu passe de Robinho e dentro da área bateu por cima da meta de Ri Myong Guk.

Aos 25, o Brasil fez o segundo após enfiada de bola de Robinho para Elano na esquerda. O meia tocou, de primeira, na saída do goleiro.

Logo depois, Dunga tirou o autor do gol e colocou Daniel Alves no meio-campo brasileiro. Lento, Kaká deu lugar a Nilmar aos 33. No primeiro lance, o atacante, no meio de três norte-coreanos, bateu de fora da área e Ri Myong Guk defendeu com segurança. Lúcio, dentro da área, chutou em cima da zaga aos 38.

Aos 40, Ramires entrou no lugar de Felipe Melo. Nilmar assustou, no lance seguinte, com conclusão no meio da grande área. O goleiro norte-coreano, porém, evitou o terceiro gol. No último minuto,  Jong Tae Se subiu bem e ajeitou para Yun Nam. O camisa 8 tocou na saída de Júlio César e descontou para os norte-coreanos.

O primeiro jogo da segunda rodada da chave será no dia 20, domingo, entre Brasil e Costa do Marfim, no Soccer City, em Johanesburgo. No dia seguinte, é a vez de Portugal enfrentar os norte-coreanos e reeditar as quartas de final da Copa de 66. A partida será na Cidade do Cabo, no Green Point.

Com o empate sem gols entre Costa do Marfim e Portugal ocorrido hoje em Porto Elizabeth, o grupo G tem o Brasil em primeiro lugar, com três pontos. Portugueses e marfinenses estão empatados com 1.

Ficha técnica:
Brasil  2 x 1 Coreia do Norte
Data: 15/06/2010, terça-feira
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, África do Sul
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Auxiliares: Gabor Eros (Hungria) e Tibor Vamos (Hungria)
Cartão amarelo: Ramires

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo (Ramires), Gilbeto Silva, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Luís Fabiano e Robinho.
Técnico: Dunga

Coreia do Norte
Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok, Pak Nam Chol II, Ri Kwang Chon e Ri Jun Il; Pak Chol Jin, Ji Yun Nam, An Young Hak e Mun In Guk (Kum Il); Hong Yong Jo e Jong Tae Se.
Técnico: Kim Jong Hun

Gols: Maicon aos nove, Elano aos 25 e Yun Nam aos 45 do segundo tempo