Com o tema “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza a Semana Municipal de Combate à Hanseníase, entre os dias 27 e 31 de janeiro. O objetivo é divulgar medidas de prevenção e o tratamento que é oferecido pelo Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.
A hanseníase é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium Leprae, que atinge a pele e os nervos periféricos, podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce da doença e tratamento imediato. Ela é transmitida por uma pessoa doente, que ainda não recebeu tratamento medicamentoso, por meio da tosse ou espirro.
Tratamento – Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados no Centro de Pneumologia e Dermatologia Sanitária por uma equipe multiprofissional – formada por dermatologista, enfermeira, farmacêutica, fisioterapeuta e um técnico de enfermagem. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Em 2015, o serviço atendeu 77 casos novos. O tratamento dura de 6 a 12 meses. Além de pacientes de Vitória da Conquista, o serviço atende pessoas de outros municípios para tratamento de reações hansênicas.
Fique alerta! – Alguns dos principais sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda ou ausência de sensibilidade; pele com queda de pêlos e ausência de suor; entre outros. “Quando diagnosticada no início, a hanseníase não deixa sequelas e a pessoa passa a ter uma vida normal. Por isso, o Governo Municipal promove esta semana para alertar a população sobre a doença”, informou a gerente do Centro de Pneumologia, Daniela Valmorbida.
Confira a programação:
Até o dia 31/01 – Atividade educativa no Centro de Pneumologia e Dermatologia Sanitária;
27 a 31/01 – Atividades alusivas a hanseníase, nas unidades de saúde (a programação será estendida até o mês de março);
28/01 – Blitz da saúde, com abordagem e panfletagem no semáforo da Rua João Pessoa com a Avenida Presidente Vargas, das 7h30 às 8h30;
29/01 – Blitz da saúde, com abordagem e panfletagem no semáforo da Rua João Pessoa com a Avenida João Pessoa, das 7h30 às 8h30;
27 a 29/01 – Busca ativa de casos suspeitos (à tarde);
4/02 – Panfletagem na Ufba;
31/01 – Atividade educativa na Feira do bairro Brasil.
Deixe seu comentário