Programação tem ações educativas e de conscientização sobre contágio, prevenção e tratamento da doença
No estande montado em frente ao Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), na manhã desta segunda-feira, 25, profissionais de saúde fazem testes rápidos de diagnóstico para as hepatites B e C. De passagem por ali, a aposentada Nadir Alves Nunes, 62 anos, parou para fazer o exame. “É muito bom prevenir a saúde da gente”, disse Nadir.
Também foi essa a atitude do garagista Luciano Neves de Souza, 38. “O ser humano está sujeito a muitas doenças, a cada dia que passa”, observou.
O estande é apenas uma das ações que compõem a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais. A programação, que dura até a sexta-feira, 29, integra a campanha anual promovida pelo Ministério da Saúde e busca alertar a população a respeito das formas de contágio, prevenção e tratamento da doença.
Durante a semana, será intensificada a oferta de vacinas da hepatite B nas unidades de saúde. Também serão promovidas ações educativas e de conscientização em salas de espera, universidades e salões de beleza. Para a próxima quarta-feira, 27, está prevista uma capacitação para profissionais de saúde que atuam nas unidades municipais. A atividade será realizada no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), a partir das 8h.
Uma blitz informativa ocorrerá no centro da cidade (no semáforo próximo ao Banco do Brasil), no dia 28, às 10h, data dedicada ao Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais. No dia 29, haverá a Balada Noturna, destinada a profissionais do sexo. A ação inclui visitas a casas noturnas e ao trecho urbano da BR-116, sempre com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as hepatites.
“O objetivo geral é fazer o enfrentamento da doença frente à população”, informa a coordenadora do Caav, Fernanda Aguiar.
Fonte: PMVC
Deixe seu comentário