Os fabricantes de móveis de Vitória da Conquista têm encontro marcado nesta quinta-feira (dia 19), às 18 horas, para debater questões do setor durante o “Seminário Design e Sustentabilidade na Indústria Moveleira” a ser realizado pelo Sebrae/Coordenação Regional e a Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda-ADTR.
O evento será realizado na sede da ADTR da Prefeitura Municipal de Conquista, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1º andar, e a abertura dos trabalhos está prevista para as 18 horas, com apresentação do “Projeto Madeira e Móveis – Planalto Sudoeste” pela gestora de Projetos do Sebrae, Rosália Rocha.
Logo em seguida, Hamilton Arruda – PHD em Design Industrial falará sobre “Design Estratégico como Ferramenta Sustentável para as Micro e Pequenas Empresas do setor Moveleiro”. Consta ainda da programação, às 20 horas, a palestra “Tendências de Consumo sob Aspecto do Comportamento do Consumidor no Brasil, América do Norte e Europa”, a ser proferida por Lars Diederichsen, Designer de Produto, do Instituto Meio de São Paulo.
ASSOCIATIVISMO
A busca pela cultura da cooperação através do associativismo foi uma das metas traçadas pelo grupo de moveleiros de Vitória da Conquista para 2009 como forma de fortalecer o setor, conforme ficou acertado durante a Feira Coopmac-Sebrae, realizada no início do ano. Na ocasião, os industriais se reuniram para estabelecer estratégias de ação, e uma das iniciativas é a realização desse seminário, nesta quinta-feira..
Durante a Feira, no Parque de Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, os moveleiros mostraram e divulgaram seus produtos ao público, visando ampliar seus negócios e aumentar as vendas.
Em agosto, no Festival de Inverno, no Stand do Sebrae, os moveleiros voltaram a apresentar suas coleções, inclusive com peças que participaram de uma exposição no Rio Grande do Sul.
O moveleiro da Carpintaria Marajó, George Sampaio, pontuou que o crescimento da construção civil em Vitória da Conquista é um sinal de que o mercado para móveis no município é promissor. No entanto, segundo ele, é necessário definir ações para a melhoria das vendas.
O empresário da Moveplan, Ricardo Machado Costa, compartilhada da mesma opinião e apelou aos companheiros para que haja mudança de atitude e se engajem ao associativismo como forma de se resolver os problemas.
Para Ricardo, a questão da cooperação é cultural, e adiantou que o Sebrae está trabalhando essa idéia com os moveleiros, visando formar um grupo coeso e homogêneo.
Só em Vitória da Conquista existem cerca de 200 marcenarias e carpintarias, cuja maioria trabalha com encomendas, mas muitas firmas já vendem para grandes lojas e magazines da cidade e da região.
Existem diversas empresas representantes de fabricantes de móveis de Minas Gerais e estados do Sul do país, mas os moveleiros locais estão certos de que podem ampliar suas vendas e competir com os produtos de fora.
A gestora do Projeto de Movelaria do Sebrae/Conquista, Rosália Rocha citou que umas das metas de trabalho traçadas neste ano foi a de justamente fortalecer a cultura da cooperação, bem como explorar a questão da gestão e a área de mercado para aumentar as vendas e o faturamento.
Com mais esse Seminário de Design e Sustentabilidade da Indústria Moveleira, a intenção do Sebrae é a de oferecer capacitação em gestão e consultoria tecnológica ao setor de Conquista.
Ascom. Sebrae
Deixe seu comentário