Serviços de água e esgoto tornam Vitória da Conquista melhor cidade para se viver na Bahia


Índice de Progresso Social atesta a qualidade de vida com base na necessidade humana básica, bem-estar social e oportunidades

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário estão contribuindo diretamente para tornar Vitória da Conquista a melhor cidade para se viver na Bahia. O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024 divulgado na última semana reafirma Vitória da Conquista como uma das cidades mais bem saneadas do Brasil. O município é listado há mais de dez anos como o melhor do Nordeste no Ranking do Saneamento elaborado pela Organização Trata Brasil.
O indicador de água e saneamento foi um dos destaques do IPS 2024 com nota 84,46, e abrange os serviços de abastecimento de água via rede de distribuição, esgotamento sanitário adequado, índice de abastecimento de água e índice de perdas de água na distribuição e saneamento. O componente ficou em segundo lugar na dimensão “Necessidades Humanas Básicas” assim como na classificação geral acima da média nacional que recebeu nota 77,79 e estadual que ficou com nota 73,52.
O resultado reflete o trabalho da Embasa em Vitória da Conquista, que atende 97,18% dos imóveis conquistenses com abastecimento de água e 82,90% com coleta e tratamento do esgoto. A dimensão “Necessidades Humanas Básicas” analisa o que é essencial para a qualidade de vida dos cidadãos e é composto pelos indicadores nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento e moradia que liderou o ranking com nota 91.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a pesquisa constata que as ações implementadas pela empresa contribuem diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município. “O planejamento e os investimentos realizados consolidam Vitória da Conquista no cenário nacional, resultando em melhoria na qualidade de vida da população e o reflexo pode ser identificado a cada estudo publicado, sempre sinalizando o protagonismo da cidade”, avalia.
Sobre o estudo – O ranking IPS Brasil afere a qualidade de vida nos municípios brasileiros com base em 53 indicadores distribuídos nas dimensões necessidade humana básica, bem-estar social e oportunidades. Para chegar ao resultado, o IPS utiliza informações de ministérios e órgãos do Governo Federal como o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros.
O estudo foi desenvolvido pelo Imazon, em parceria com a Fundación Avina, Amazônia 2023, Annatá Pesquisa e Progress Imperatrive. Os dados da pesquisa podem ser acessados neste endereço: