O que diz a nota;.
Muitos clientes estão com dúvidas relacionadas ao período de greve dos bancários. O Sindicato esclarece que os serviços de autoatendimento nas agências bancárias estão mantidos e que a população deve recorrer aos canais alternativos: lotéricas, correspondentes bancários e agências dos Correios.
Além disso, alerta que o efetivo mínimo de 30%, exigido por lei, também está sendo garantido.
Veja abaixo os esclarecimentos apresentados pelo presidente do Sindicato, Delson Coêlho.
Como funciona o efetivo mínimo de 30%?
A Lei de Greve (lei 7.783/89) é que define os parâmetros do movimento grevista e também essa questão das atividades essenciais que precisam ser mantidas.
Os bancários têm relacionados, nos itens dessa lei, apenas a câmara de compensação de cheques e outros papéis. Portanto, essa câmara não pode encerrar o seu movimento sob hipótese alguma. E queremos reafirmar que ela está funcionando normalmente. Hoje nós só temos câmara de compensação no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e alguns pólos em Salvador e outras capitais. Portanto, o serviço essencial está em pleno funcionamento.
Orientamos aos clientes que qualquer pagamento de títulos e outros documentos podem ser feitos pelos meios alternativos disponibilizados e mantidos sob responsabilidade dos bancos.
Caso o cliente não tenha conseguido efetuar algum pagamento desde o dia 19, deve procurar esses meios alternativos. Não tendo êxito, procure a instituição bancária no primeiro dia útil, após o final da greve. Caso o banco cobre juros, acione o Ministério Público e faça valer, na justiça, o seu direito de efetuar pagamentos. Lembrando que a reclamação judicial é contra o banco, já que ele é o cobrador.
Depósitos na Caixa Econômica Federal
Temos notícias de que algumas agências bancárias não estão dando conta dessa demanda de processamento dos envelopes que estão sendo recebidos via depósitos.
Essa é uma consequência da greve e, como já dissemos, é de responsabilidade exclusiva dos bancos, das instituições financeiras.
Nesse caso, o banco deve suspender o autoatendimento e praticar os seus depósitos via casas lotéricas e correspondentes bancários. Portanto, nossa compreensão é de que os terminais de autoatendimento são de responsabilidade dos bancos e os depósitos devem ser feitos nas agências que estão com esse funcionamento.
O QUE OS CLIENTES PRECISAM SABER
O autoatendimento dos bancos deve manter o funcionamento regular dos serviços prestados e esta manutenção é de responsabilidade das próprias agências. Além disso, os correspondentes bancários estão funcionando normalmente, disponibilizando à população serviços de saques, depósitos, consultas de saldos, extratos, entre outros.
Em caso de faturas vencidas, o cliente não pode esperar pelo fim da greve. Mesmo os bancos não podendo repassar juros aos clientes, é preciso se orientar com as instituições.
Banco do Brasil: 0800-729-0001
BNB: 0800-033-3033
Bradesco: 0800-727-9933
Caixa Econômica Federal: 0800-726-0505
HSBC: 4004-4722 ou 0800-703- 4722
Itaú: 0800-570-0011
Santander: 0800-702-3535
Atenciosamente,
Lays Macedo (Jornalista)
Mariana Sousa (Jornalista)
Manoela Sande (Estagiária de Jornalismo)
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