Sindicato comemora Dia do Bancário
Em Conquista e região Sudoeste, são quase 1.100 trabalhadores do ramo financeiro
Na próxima terça-feira (28) é comemorado o Dia do Bancário. A data foi instituída há mais de meio século com o objetivo de rememorar uma das mais importantes greves da categoria, deflagrada em 1951.
Para homenagear todos os bancários da região Sudoeste, uma programação especial foi organizada pelo Sindicato.
Na terça-feira (28), a partir das 8h, um café da manhã inicia as comemorações. Já no domingo (2), os bancários vão participar de uma confraternização e da abertura do Campeonato Integração Bancária de Futebol Society. A competição ocorre, anualmente, há mais de 25 anos.
PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA
Carlos Jeovah está na profissão de bancário há 48 anos e relembra a chegada da primeira agência bancária a Vitória da Conquista. “Joaquim Hortélio e Jonas Hortélio foram os primeiros bancários, que trabalhavam no Banco Econômico da Bahia S.A, nesta cidade, nos idos de 1932. A médio prazo, previa-se a morte dos agiotas feudalizados no seio da população”, afirma Jeovah.
Hoje, mais de 95 agências estão distribuídas por 45 cidades do sudoeste baiano, com 1.070 bancários em atividade. Só em Vitória da Conquista, são 19 instituições financeiras.
Para Cristiane Rios, que é bancária há apenas 90 dias, a profissão tem uma grande relevância. “Estou com a melhor impressão possível, pois aqui em Barra da Estiva podemos comprovar a necessidade da população pelos serviços que nós bancários estamos prestando”, destaca Cristiane.
Deixe seu comentário