O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) solicitou à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que inclua jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa nos grupos de testagem para Covid-19. O pedido foi registrado em um ofício enviado diretamente ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nessa quarta-feira (13).
De acordo com a entidade, o pleito é embasado no Decreto 10.288, de 22 de março deste ano, que define o trabalho da imprensa como essencial. Dessa forma, os trabalhadores da área permanecem de serviço, e muitos expostos, já que nem sempre é possível adotar o regime de home office.
Uma publicação compartilhada por SINJORBA (@sinjorba) em
Com isso, a entidade também está fazendo a mesma solicitação às empresas de comunicação que enviam repórteres para cobertura externa. “O Sindicato entende que a responsabilidade pela saúde coletiva, especialmente nesse grave momento, deve ser solidária. As empresas, portanto precisam fazer a sua parte”, diz um trecho do comunicado.
Na oportunidade, o Sinjorba voltou a cobrar da Sesab e das prefeituras municipais a vacinação dos profissionais de imprensa contra o vírus Influenza. De acordo com o sindicato, até o momento, os únicos municípios que deram retorno positivo foram Jequié, Vitória da Conquista e Tanhaçu.
Deixe seu comentário