Temer e Putin assinam acordos e defendem reforçar parcerias

 

Foto: Agência Brasil

O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira (21) uma série de acordos para desburocratizar e incentivar as relações comerciais entre Brasil e Rússia, além de favorecer a cooperação econômica, os investimentos e os diálogos bilaterais. Em visita ao país Europeu, Temer assumiu o compromisso de aproximar Mercosul e União Econômica Euro-Asiática.

Na cerimônia, no Palácio do Kremilin, Temer, e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram uma declaração conjunta na qual os dois países manifestam posições e agendas de interesse comum relativas à política internacional. Em seu discurso, o peemedebista disse que Brasil e Rússia são países conscientes de seu papel na cena internacional, motivo pelo qual têm parcerias tanto no âmbito do G20 quanto no Brics. “O presidente Putin e eu mantivemos diálogo sobre questões globais. Compartilhamos o entendimento de que as instituições internacionais devem ser mais representativas e eficazes”, disse.

Ainda segundo Temer, os acordos assinados hoje facilitarão o comércio e os reinvestimentos, além de aprofundar o diálogo político. “Assegurei ao presidente Putin que no próximo semestre, quando o Brasil terá a presidência do Mercosul, trabalharemos por uma maior aproximação com a União Econômica Euro-asiática”, disse Temer.