Tradicional Encontro Nacional do Café, que acontece na fazenda Vidigal, localizada em Barra do Choça teve seu inicio na manha deste domingo, 20 e segue até o dia 22 de maio.

 

O já tradicional encontro  Nacional do Café,  que nesta edição festeja a sua 12ª edição, como nos anos anteriores, segue mantendo o seu objetivo, que é fomentar, articular e discutir os rumos e as perspectivas de desenvolvimento e  das novas tecnologias para  a cultura cafeeira do planalto da conquista. E neste ano traz como lema: O Clima favorece, a Cafeicultura Agrade ce.

O evento é realizado e Organizado pelo casal Giano Brito e Valéria Vidigal, e acontece na Fazenda Vidigal, localizada no município de Barra do Choça.

Na solenidade de abertura   que aconteceu na manhã deste domingo (20) de maio, diversas autoridades marcaram presença, a exemplo do prefeito de Conquista, Herzem Gusmão; o deputado estadual Jean Fabrício Falcão; o diretor da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Edgard Larry; o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistenses (Coopmac), Jaymilton Gusmão, além de empresários, estudantes, produtores rurais, cafeicultores, etc.

Das autoridades que usaram da palavra na abertura do evento,  a que mais chamou a atenção, foi a do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que assumiu a condição de líder natural do sudoeste baiano, e fez ver a necessidade de uma conexão dos seguimentos operativos da sociedade conquistense e região. Cooperativas, Universidades, produtores rurais e  prefeituras,   a fim de um fortalecimento e do suporte necessário à todos os seguimentos  que envolve a cultura do café, desde a cadeia produtiva à comercialização do produtos e seus derivados.

Os anfitriões Giano Brito e Valéria Vidigal na abertura do evento demonstrou muito feliz e disse que neste ano apesar das dificuldades para realizar um evento desta magnitude, as coisas aconteceram de forma natural e positivamente. E agradeceu aos empresários parceiros, que se encontram com seus produtos em exposição no espaço, aos cafeicultores que se inscreveram  para as oficinas e plenárias, os estudantes de Agronomia da UESB e da Universidade de Viçosa e ao público presente.