Três das oito árvores da espécie Cássia Brinco de Princesa plantadas em frente ao prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, na Praça Joaquim Correia, foram retiradas na noite dessa sexta-feira (14). A medida se deu por conta das raízes que estavam danificando o passeio e ameaçando a estrutura do prédio, conforme verificado durante a reforma que está sendo realizada na fachada e na entrada do Paço Municipal.
Segundo o Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva, o prédio da Prefeitura é muito antigo e requer o máximo de cuidado possível na parte estrutural, principalmente na base, por isso, embora reconheça a importância das árvores para o meio ambiente e sobretudo o valor sentimental por terem sido plantadas no início da gestão do prefeito Herzem Gusmão, em 2017, ele esclarece a necessidade de retirá-las para garantir a manutenção e segurança do equipamento público.
Além disso, segundo o chefe de Gabinete, por se tratar de uma construção antiga, com passeio estreito, os postes ficam muito próximos ao prédio e a fiação elétrica se mistura à de telefone. “A orientação é para que os cabos telefônicos sejam subterrâneos, o que vai proporcionar uma melhoria considerável na estética do espaço, mais segurança, menos quedas de energia”, explicou.
Outro projeto que está sendo elaborado é o de tombamento do prédio da Prefeitura como Patrimônio Público Municipal. O documento será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal. “É um prédio histórico que merece ser conservado ao máximo. Ali já funcionou o Quartel da Polícia Militar, ou seja, tem uma história que se ampliou ao longo dos anos e que não pode se perder”, concluiu o Coronel Ivanildo.
Deixe seu comentário