Uesb aprova criação do curso tecnólogo de Gestão Pública na modalidade EaD

Por Valcelene Amorim – 

Foi aprovada, ad referendum, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a autorização para a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade Educação a Distância (EaD). A formação será vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), ao Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e ofertada em sistema especial, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes/MEC), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o professor José Carlos Martins Oliveira, coordenador geral do CEAD, a proposta do curso é contribuir com o aperfeiçoamento da gestão pública, a partir de uma formação técnica alinhada às necessidades sociais. Ele explica que o objetivo é preparar profissionais capazes de aplicar recursos com mais eficiência e desenvolver políticas públicas mais eficazes. “A oferta é pensada considerando que o desenvolvimento de uma nação justa e igualitária requer uma gestão pública capaz de alinhar os recursos disponíveis às prioridades”, destacou.

O curso será ofertado em nível de tecnólogo, uma modalidade de graduação superior com duração mais curta e foco prático. Os profissionais formados serão capazes de diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na gestão pública, além de planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados ao desenvolvimento local e regional.

Segundo José Carlos, a Universidade tem buscado melhorias constantes na estrutura da EaD, por meio de investimentos na ampliação de infraestrutura, conectividade e capacitações para docentes e técnicos. “A Uesb busca melhorias das estruturas físicas, tecnológicas e de conectividade, de modo a permitir a qualidade dos cursos já ofertados e das novas ofertas de cursos conveniados”, destacou. Além disso, são promovidas oficinas e outras ações que fortalecem o ensino, a pesquisa e a extensão na modalidade.

Para o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação (Prograd), a criação do novo curso reforça o papel institucional da Uesb na democratização do Ensino Superior. Reginaldo enfatiza que a EaD atende pessoas que não têm acesso ao ensino presencial e alcança regiões do estado com pouca oferta de cursos. “Ainda temos diversas localidades onde o acesso à educação superior é restrito”, pontou. O professor também ressaltou o compromisso da Universidade com a qualidade da EaD, destacando a qualificação dos professores e tutores envolvidos nos cursos.

A previsão é que o edital de seleção seja publicado em agosto deste ano, com oferta de 150 vagas distribuídas em seis polos: Brumado, Ilhéus, Itapetinga, Jacaraci, Macaúbas e Ipiaú. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Sobre a EaD na Uesb – Desde 2006, a Uesb oferta cursos na modalidade a distância. Entre os anos de 2006 e 2024, foram ofertadas 6.495 vagas distribuídas em cinco licenciaturas e sete especializações. Atualmente, o CEAD mantém cinco cursos de graduação (Pedagogia, Física, Matemática, Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e oito cursos de especialização (Educação do Campo, Ciência é 10!, Educação Especial e Inclusiva, Gestão Escolar, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Gestão Educacional e Ensino de Matemática), com um total aproximado de 3.250 estudantes em formação.