Um novo país surge na áfrica: Sudão do Sul

sudao

A população do Sudão do Sul celebrou nesta madrugada de sábado (noite de sexta, 8, no Brasil) a sua independência em relação ao norte do Sudão, resultado de um referendo feito no começo do ano, conforme previa o acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.

O novo país tem Juba como capital, e foi reconhecido oficialmente na sexta-feira pelo governo do Sudão, com sede em Cartum, horas antes da secessão formal. A consideração agora não elimina os temores a respeito do futuro.

Os líderes do sul e do norte ainda precisam chegar a um acordo com relação a várias questões, a começar pela exata demarcação da fronteira e pela partilha dos dividendos petrolíferos. Analistas temem a retomada da guerra civil – agora como guerra internacional – caso as disputas não sejam resolvidas.

A nova república nasce rica em petróleo, mas subdesenvolvida. A República do Sudão perdeu cerca de três quartos das suas reservas petrolíferas, que estão concentradas no sul que, porém, depende dos oleodutos do norte para escoar essa produção.

Homem dança com fogos em comemoração à independência do Sudão do Sul, em Juba (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)