Segundo fontes próximas ao cardeal, citadas pela Agência Estado, os nomes mais cotados para o posto são do arcebispo de Maringá (Paraná), dom Anuar Battisti, 57 anos, e dom Murilo Krieger, 67 anos, de Florianópolis
12.01.2011 | Atualizado em 12.01.2011 – 05:15
Visualizações: 533 – Versão Impressa
O Vaticano deverá anunciar nos próximos dias, provavelmente até amanhã, o nome do novo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, em substituição ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, 77 anos. Em março de 2009, dom Geraldo apresentou sua renúncia à Santa Sé por limite de idade (75 anos). Conforme o costume, a partir desse limite, o Vaticano já pode escolher substituto.
Segundo fontes próximas ao cardeal, citadas pela Agência Estado, os nomes mais cotados para o posto são do arcebispo de Maringá (Paraná), dom Anuar Battisti, 57 anos, e dom Murilo Krieger, 67 anos, de Florianópolis. A Arquidiocese de Salvador, no entanto, não confirmou as informações.
Segundo a assessoria do arcebispado, sugestões sobre o provável substituto de dom Geraldo são comuns nesta época e devem ser tratadas como “pura especulação”. Ainda segundo a assessoria, a decisão do papa Bento 16 será anunciada do Vaticano, sem intermediários e através do L’Osservatore Romano, publicação oficial da Santa Sé.
O título de primaz cabe ao arcebispo de Salvador pela cidade ter recebido a primeira diocese criada no Brasil. Outra mudança esperada para breve é a indicação do arcebispo de Brasília, após a nomeação de dom João Braz de Aviz, 63, para prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na Cúria Romana.
Deixe seu comentário