Rio de Janeiro – O comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Mario Sergio Duarte, afirmou neste domingo, 28, que as forças de segurança que entraram no Complexo do Alemão assumiram o controle do conjunto de favelas sem enfrentar grande resistência por parte de traficantes. “Vencemos, vencemos. Trouxemos a liberdade para a população do Alemão. Agora é trabalho de busca, procura, prisões e apreensões, e menos resistência”, explicou, ao falar sobre a operação iniciada por volta das 8h (horário de Brasília), da qual participam mais de 2 mil homens das polícias Civil, Militar e Federal, além das Forças Armadas.
Apenas uma hora e meia após o começo da ocupação, o controle dos principais pontos estratégicos do Complexo localizado na zona norte do Rio de Janeiro foi assumido pelas forças. “Não houve a resistência que esperávamos”, acrescentou Duarte. Segundo ele, os próximos passos exigirão “paciência e muito cuidado” para consolidar o controle da área, por meio de uma busca “casa a casa”. A missão do Bope ocupa pontos altos do complexo, como a Pedra do Sapo, o Morro da Fazendinha e outros.
Duarte explicou que os traficantes locais “preferiram fugir” a enfrentar as forças, o que, na sua opinião, não significa que não estejam preparando alguma reação. “Só conquistamos o terreno”, disse. Os policiais detiveram mais de dez suspeitos neste domingo e apreenderam armas e drogas. Até o momento, as autoridades não informaram sobre mortos ou feridos na operação.
Estratégia – Carros blindados, helicópteros, tanques de guerra e atiradores de elite participam da ação, marcada por grande troca de tiros. Dois homens, não identificados, foram presos e drogas e material utilizado na fabricação de drogas foram apreendidas. A operação foi iniciada em áreas conhecidas como Areal, Coqueiro e na favela da Grota. Em seguida, a polícia seguiu para outras regiões do Complexo do Alemão.
O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, disse que vai manter o policiamento no Complexo do Alemão. “Não vai haver revezamento. Já lançamos as primeiras equipes para a favela, e vamos lançar outras. O subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, também disse que o estado não pretende deixar a região. “O estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos crimonosos”.
- AVALIAÇÃO:
- Imprimir
- Enviar
-
- Fale com a redação
Boa 3 votos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- PM do Rio diz que operação de ontem causou 10 mortes em27/11/2010 às 16:47
- Criminosos começam a se entregar no Rio de Janeiro em27/11/2010 às 16:27
- Parentes de chefes do tráfico são presos no Rio em27/11/2010 às 13:41
- Polícia do Rio prepara entrada no Complexo do Alemão em27/11/2010 às 12:35
- Menor é baleado por traficantes ao se negar a comprar combustível no Rio em27/11/2010 às 09:36
Deixe seu comentário