È importante que a população compreenda, que O vereador é para o Município o mesmo que o Deputado Estadual é para o Estado e o Deputado Federal para a União. E, diante das prerrogativas que assistem as respectivas constituição e missão, nas escalas que envolvem as sua atribuições, (municipal, estadual ou federal) são responsáveis, sobretudo, em acompanhar a administração,(Executivo), principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público. E quando ocorre uma ilegalidade, é dever dos mesmos se pronunciar e buscar meios para que a ilicitude seja corrigida.
O vereador Chico Estrella (PTC), fez valer de uma das atribuições de seu mandato, e em pronunciamento na Sessão Ordinária de sexta-feira (16), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), voltou a denunciar irregularidade em empréstimo de duas máquinas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para o município de Condeúba. “A prefeitura tem duas máquinas, uma patrol e uma motoniveladora, e as cedeu irregularmente para a cidade de Condeúba”, afirmou.
O vereador disse que não bastasse ter cedido as máquinas que possuía, a prefeitura teve que alugar outras para serem utilizadas em Vitória da Conquista. “Ela alugou essas duas máquinas e paga 60 mil reais por mês cada uma. São 120 mil reais por mês que a prefeitura paga para que a cidade de Condeúba tenha essas duas máquinas fazendo lá o trabalho que deveriam estar fazendo na nossa cidade”, denunciou.
O parlamentar disse, ainda, que fez um requerimento, de forma regimental, convocando o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Murilo Mármore, para explicar e discutir a situação. “Nós fizemos esse requerimento e eu gostaria de ouvir o que eu considero ainda um dos melhores prefeitos que Vitória da Conquista já teve em todos os tempos”, salientou o vereador. “É preciso ter responsabilidade com a coisa pública, peço à Casa que alguma providência seja tomada com relação ao assunto”, pediu.
Representação Protocolada – Em adição ao pronunciamento de Chico Estrella, o vereador Valdemir Dias (PT) comentou sobre a irregularidade do empréstimo e afirmou ter entrado com representação na 1ª Fazenda Pública de Vitória da Conquista, pedindo a devolução imediata dos equipamentos e ressarcimento ao erário público. O vereador petista afirmou que a representação foi protocolada, mas até o momento não houve solução para o problema.
Ainda se encontra em discussão e em vias de pesquisas outros possíveis privilégios, de ordens deliberativas e irregulares a favor do município, e sobretudo, o fato de a prefeitura de Vitória da Conquista prestigiar familiares e parentes do atual prefeito e ex-prefeito de Condeúba, em cargos de comissão no Governo Municipal. Entretanto, a prefeita Sheila Lemos, ao assumir o comando do Município já vem demonstrando uma postura diferenciada na forma de governar, certamente corrigirá eventuais situações, que não condizem com a realidade e a legalidade, e as expectativas da população de Conquista.
Deixe seu comentário