Vereador denuncia suposto esquema de ‘máfia do combustível’ na Prefeitura do município Rio do Antônio – BA

O vereador Junior do Tabuleiro quer explicações fundamentadas sobre as suas denúncias (Foto: Brumado Urgente)

Mais uma nova denúncia está sendo formulada contra as administrações do ex-prefeito de Rio do Antônio, Antônio Oliveira Novaes, e do atual prefeito, Célio Humberto Guimarães, os quais estariam promovendo um suposto esquema de desvio de verbas através de abastecimento de veículos por parte da Prefeitura Municipal. A denúncia foi feita pelo vereador Junior do Tabuleiro ao Ministério Público, por meio do protocolo 003.0.134896/2014, no qual ele fornece uma ampla documentação que aponta indícios de um esquema fraudulento. O Brumado Urgente entrou em contato com o vereador que confirmou as denúncias e garantiu que “tem que haver uma explicação para isso, porque eu fui até a cidade de Coribe e encontrei o atual proprietário de um dos veículos que, pelo menos, até o mês de junho, estava sendo abastecido em Rio do Antônio” e continuou argumentando que “ele me garantiu que comprou o veículo VW gol 1.0 cinza, ano 2008, modelo 2009, placa policial JRI – 5563 – Coribe, em 10/11/20012 e, da lá para cá, não veio, em momento algum, ao município de Rio do Antônio, o que levantou fortes suspeitas de fraude, tanto que ele veio a Brumado prestar queixa na 20ª Coorpin sobre esse fato, tendo ainda duas testemunhas com ele”. Ele ainda fez questão de salientar que “as alegações dadas pelo prefeito e ex-prefeito são ainda muito superficiais, pois eles afirmaram que o carro era da prefeitura e tinha sido vendido em um leilão, mas ainda não deram provas disso”. E finalizou dizendo que “então fica a grande pergunta no ar, porque eles continuaram abastecendo esse veículo que foi vendido, o qual quase não vinha a Rio do Antônio. Temos cópias de relatórios do TCM que comprovam que o referido veículo, após outubro de 2012, continuou sendo abastecido e, com a agravante de que esses abastecimentos eram robustos, sempre variando na casa do R$ 4 mil mensais”. Diante dos fatos o vereador que uma pronta apuração por parte da Justiça, se existe ou não uma “máfia do combustível” sendo patrocinada pela Prefeitura Municipal de Rio do Antônio.

 

O veículo em questão foi encontrado em uma garagem em Coribe, sendo que o proprietário garantiu que depois que comprou o carro em outubro de 2012 nunca veio ao município de Rio do Antônio (Foto: Junior do Tabuleiro)

 

Em recente matéria veiculada na imprensa local na qual foi alegado pelos acusados que a denúncia era leviana, irresponsável e oportunista, mas, segundo advogados que foram consultados e que estão formulando a defesa do vereador, “por ventura, o veículo, mesmo que tenha pertencido ao Município de Rio do Antônio, o mesmo não se encontra mais em propriedade deste órgão, conforme consulta realizada do site do DETRAN. Inclusive, conforme alegado pelo atual proprietário, o automóvel foi adquirido através de terceiros em 10-11-2012. Fato que não justifica o elevado gasto de combustível até o mês de Junho/2014. Ainda mais que, os acusados não esclareceram tampouco a transferência do veículo para terceiros e nem apresentaram o documento de compra e venda do referido automóvel”. Confira abaixo um vídeo feito pelo próprio vereador que foi entregue à nossa redação, onde o proprietário do veículo se defende. Abaixo estão anexados os relatórios do TCM, a queixa policial e a prova de que o carro pertencia à Prefeitura Municipal de Rio do Antônio.