A sessão solene de posse de prefeito, vice-prefeita e vereadores aconteceu, na tarde de sexta-feira, a partir das 15 horas, de 01 de janeiro, de 2021, no espaço do auditório do Centro municipal de Atenção Especializada – Cemae , zona leste de Vitória da Conquista.
O inicio do cerimonial foi conduzido pelo vereador e ex-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal Luciano Gomes. E, em seu pronunciamento, ele fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas em sua gestão, no biênio de 2019 a 2020, das conquistas, e em especial da instalação da emissora de rádio e da instalação de energia solar, que consideravelmente terá uma economia expressiva de energia elétrica na casa, ao qual gastava em média (14,000,00) quatorze mil reais, e com a instalação da energia Fotovoltaico gastará apenas (400,00) quatrocentos reais mensal. E ainda pontuou as expectativas de voltar a conduzia a casa, e que estaria também disponibilizando o seu nome com a composição de uma chapa para concorrer a mesa diretora.
Após a posse dos 21 vereadores e a sequente votação para escolha de uma das (2) duas chapas inscritas, a (1), Encabeçada pelo vereador Dude, e a (2), pelo Vereador Luciano Gomes. Que concorreram ao pleito para composição da mesa diretora para o biênio 2021 a 2022.
Tendo sido vencedora, do descortino eleitoral, a chapa 01 – Composta da seguinte forma:
Presidente- Luis Carlos Dude (MDB)
1°vice-presidente – Hermínio Oliveira (Podemos)
2° vice-presidente – Pastor Orlando Filho (PRTB)
1° secretário – Nelson de Vivi (DEM)
2° secretário – Nildo Freitas (PSC).
Ao assumir o comando dos trabalhos, o presidente da mesa diretora, o vereador luís Carlos Dude, agradeceu os 13 votos contabilizados ao seu favor, considerando, que a eleição para escolha de um nome era apenas uma formalidade necessária, mas que, o tratamento seria igual para todos os 21 vereadores da casa. Falou de fatos de sua trajetória de vida e os caminhos percorridos até chegar à condição de presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
O presidente da Câmara de Vereadores Luís Carlos Dude experimentou seu primeiro desafio assim que assumiu a condição de Presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, os Vereadores conquistenses que faz parte da ala da oposição quebra protocolo*, e se posicionar em sessão solene de pose, revidando um ato, que segundo os edis não havia precedentes jurídico, que seria a da posse ao prefeito reeleito Herzem Gusmão por via de procuração, Ortogada ao advogado Ademir Ismerim Medina. Que de posse deste instituto – A procuração – fizesse o juramento e tomasse posse em seu nome. A sessão foi suspensa por 10 minutos, e o ato foi desconsiderado. E o rito de posse da vice prefeita ocorreu conforme o protocolo pré-estabelecido.
O Advogado e ex-Procurador da PMVC, Ademir Ismerim Medina se justificou alegando que estava cumprindo apenas um desejo de seu cliente e amigo, e que o ato seria apenas simbólico, e que imediatamente estaria passando o cargo para a vice Sheila Andrade, conforme o desejo do seu cliente. Os vereadores protagonistas do fato Vereador Anderson Ribeiro e o vereador Chico Estrela também se posicionou em relação a manifestação, a mesa e perante ao advogado, de que a mesma não tinha nada de pessoal, apenas legal do ponto de vista jurídico, pois, se a vice estava presente não justificava uma procuração para da posse ao prefeito que se encontra internado tratando da covid-19, por via de procuração.
Ao final tudo transcorreu de forma tranquila e harmônica, e foi restabelecida as relações dos edis e das demais autoridades presente no local.
- Em sessão solene conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores – Vereadores não fala, os trabalhos é apenas conduzido pelo presidente e pelo 1º secretário da mesa.
Deixe seu comentário