VI Semana de Comunicação da UESB discute panorama do ensino e da pesquisa

comunic

Começou nessa terça-feira, 16, a VI Semana de Comunicação da Uesb, que segue até a sexta-feira, 19, com o tema “Panorama do Ensino e da Pesquisa em Comunicação no Brasil”. Conferências, mesas redondas, espaços para discussão e oficinas fazem parte da programação, organizada para discutir o campo de comunicação, em especial o do jornalismo, bem como a democratização da área.

A abertura do evento, no Teatro Glauber Rocha, contou com a contribuição da Prof.ª Dra. Itania Maria Mota (UFBA), diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação/COMPÓS, que ministrou a conferência sobre o tema central. À tarde, os estudantes participaram de oficinas sobre Intervenção Urbana, Fanzine e Improvisação e Contato.

Na manhã dessa quarta-feira, 17, houve mesa-redonda sobre Os 60 anos de televisão no Brasil, quando se discutiu a importância histórica desse meio de comunicação que, desde seu surgimento, desperta simpatizantes e antipatizantes entre os acadêmicos. A discussão ocorreu no novo Módulo de Educação da UESB. Comunicação e Cultura Popular e as Novas Tecnologias para uma nova radiodifusão são os pontos das mesas redondas programadas para acontecer ao longo da semana.

Espaços de discussão estão abertos até o final do evento, abordando temáticas como: “Comunicador precário precariza a comunidade” e “Democratização da Comunicação e Criminalização da Pobreza”. O filme “Um poquito de tanta verdade” será exibido e discutido no dia 18.

A Semana é organizada pela área de Comunicação da Universidade, pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo, através do Projeto Novas Tecnologias da Comunicação em Debate (NPJor), e pelo Núcleo de Estudos em Comunicação, Culturas e Sociedades, por meio do Projeto Museu Vivo da Imagem e do Som (Muvisom).