Vitória da Conquista conta com 5 importantes museus: Museu de Kard (de Arte e Pedagógico); O Museu Regional de Vitória da Conquista; Museu Literário Profª Amélia Barreto de Souza; Museu Cajaíba e o Museu Pedagógico da Universidade do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista. Cada um tem seus acervos e importância, e que merece serem visitados e prestigiados, ambos contem vasto e significativo material em exposição. Vale a pena visita-los.
Destes cinco Museus que se encontra ativo na cidade, apenas o Museu de kard, tem registrado maior frequência de público em seus espaços, que, aliás, ocupa uma área gigantesca e com inúmeras áreas e edifícios específicos com exposição de obras artísticas, e outras tantas espalhadas por todo campi do Museu em área aberta.
O Museu de Kard – através de seu idealizador – Allan D’kard vem estabelecendo e facilitando aos estudantes e para a população de Vitória da Conquista e região, uma logística que facilita o acesso de forma individual e ou coletiva ao Museu.
Nas visitas coletivas, é percebível como os estudantes tem aproveitado o momento para socializarem se, entre se, e fazer do momento, uma oportunidade de Interação, aprendizado e lazer.
Portanto, a direção do Museu Kard ao facilitar e criar mecanismo, que oportuniza a visitação do público em seu espaço, deixa um grande exemplo aos educadores e autoridades de Vitória da Conquista, para que, também possa criar mecanismo e condições e apoios, para que os demais museus consiga receber estudantes e a população em seus respectivos espaços.
“Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza – amostra da memória daleitura e da escrita no município de Vitória da Conquista, Bahia é composto defragmentos de bibliotecas particulares, com muitas obras valiosas, exemplares deedições já esgotadas, livros com comentários escritos pelo leitor, dedicatórias,correspondências, hypomnematas. Contem originais manuscritos, datilografadosde autodidatas dentre os quais neo-escritores prisioneiros, trabalhadores rurais ede serviços informais, provenientes do Núcleo Letras de vida: escritas de si.Abriga o acervo de contos fabulares do projeto Histórias Populares do Sertão daRessaca. É uma fonte preciosa para os estudos sobre cultura, leituras, escritas,linguagens, educação, modos de vida, comportamento e saber local. O serviço deMuseu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza foi organizado pelo ComitêProler/UESB de V. da Conquista em 2006, com o apoio da Diretoria de Museus doEstado da Bahia – DIMUS e da Pro Reitoria de Extensão da UniversidadeEstadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Está situado na Sala de Leitura ÍrisSilveira, espaço alternativo de leitura e de convivência social, sede do ComitêProler/UESB de V. da Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Éaberto ao público para visitação e pesquisas” Conteudo site de Artes.
Construída há mais de cem anos, a Casa Henriqueta Prates, localizada no centro histórico de Vitória da Conquista, possui características da arquitetura colonial brasileira dos séculos XVII e XVIII e primeira metade do XIX. Além de permanecer como um modelo arquitetônico, a casa é testemunho de um espaço que abrigou algumas gerações da família de Henriqueta Prates, nascida em 1863 e que tornou-se ilustre personagem da vida social conquistense.Em 1991, a Uesb criou na casa o serviço de museu, que, em 1992, passou a ser o Museu Regional de Vitória da Conquista. Em 2002, a Universidade adquiriu o imóvel, que até então era alugado. Ao longo desses anos de trabalho, o Museu Regional tornou-se importante fonte de pesquisa na cidade, tanto pelos traços originais que a casa preserva quanto pelo acervo que disponibiliza. Entre os espaços do museu, estão a Sala Glauber Rocha, a Sala Ruy Medeiros e a Sala Edméa Oliveira e Marisa Correia. Na Sala Glauber Rocha, há documentação em vídeos e documentários, fotografias, livros, cartazes e reportagens em livros e jornais sobre o cineasta conquistense Glauber Rocha e sua obra. Já na Sala Ruy Medeiros, está em instalação o acervo que representa o sertão, como objetos usados por vaqueiros, boiadeiros e tropeiros. A Sala Edméa Oliveira e Marisa Correia dá lugar às artes plásticas de autores regionais.Além de estar aberto para visitas e pesquisas, o Museu Regional realiza e abriga eventos, como cursos, exposições, palestras, oficinas e seminários, e é responsável por publicações científicas e didático-informativas sobre a cultura e a história regionais.Fonte Sites de artes
Este museu pertence a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, possui uma bonita arquitetura. É utilizado para realização de reuniões culturais, também em alguns momentos são realizadas reuniões de pós graduação.
É sempre bom poder conhecer espaços como o museu pedagógico pois abre nossa visão sobre a história.
http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2006/esculturas.html
Deixe seu comentário