Vitória da Conquista aparece, mais uma vez, como o município mais bem saneado, na região Norte/Nordeste, segundo a classificação do Trata Brasil no Ranking do Saneamento 2016. Divulgado esta semana, o estudo realizado pelo instituto considerou os 100 maiores municípios brasileiros e os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014). Outros dois municípios baianos também foram incluídos no relatório: Salvador e Feira de Santana.
No conjunto dos critérios avaliados, Vitória da Conquista conseguiu diversos destaques. Com os investimentos realizados pela Embasa no município para ampliar atendimento com abastecimento de água, o município chegou a 100% de cobertura em 2014. Com isso, ficou em primeiro lugar no ranking do atendimento de água, dividindo essa posição com outros 22 municípios. Segundo o gerente regional da empresa, José Olímpio Silveira, com o crescimento ocupacional da cidade, nos últimos dois anos, esse índice atualmente se encontra em 99,8%.
Dentre os cem municípios, Vitória da Conquista ficou em nono lugar no índice de perdas de água tratada na distribuição (24,36%), um percentual bem menor do que a média nacional (36,7%). O município também foi o segundo colocado em eficiência financeira, com um índice de apenas 4,34% de água produzida e não faturada, enquanto a média brasileira é de 41,9%.
O Ranking do Saneamento Básico é elaborado pelo Instituto Trata Brasil desde 2009, em parceria com a consultoria G.O. Associados. O estudo consolida o Ranking do Saneamento com base nos dados fornecidos pelas empresas e municípios ao Ministério das Cidades.
Deixe seu comentário