Por Fábio Agra
Vitória da Conquista será uma das seis cidades baianas a receber a Tocha Olímpica nas Olimpíadas Rio 2016. Salvador, Ilhéus, Paulo Afonso, Porto Seguro e Senhor do Bonfim também irão fazer parte do revezamento da Tocha. A jornada começará em maio de 2016, passará por 83 cidades que contempla todas as regiões do Brasil e terá 12 mil condutores.
A Tocha Olímpica foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 3, no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília. O evento de lançamento da tocha – que contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan (ambos da vela), Bernard, Leila e Paulão (os três do voleibol) – também apresentou as 83 cidades do Brasil já confirmadas como integrantes do revezamento (veja a lista completa abaixo). Essas cidades, incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília, serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “dormir” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.
Quanto a passagem por Vitória da Conquista, ainda não se sabe quem vai ter a honra de conduzir a Tocha Olímpica. Mas ela deve passar no 17° dia do revezamento, como consta na lista das 83 cidades que receberão a Tocha.
“A tocha Olímpica é verdadeiramente bonita e fantástica. Ela vai circular pelo Brasil e será empunhada por homens e mulheres do nosso povo. Vai ser sentida em vários municípios, e vai cortar o país de norte a sul e de leste a oeste. Será uma cooperação grandiosa”, afirmou a presidente Dilma.
Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.
Veja a lista de 83 cidades que serão o destino final da chama Olímpica a cada dia do revezamento:
Com informações da Rio 2016
Deixe seu comentário