Quem passa pela BA – 262 Conquista/Brumado, de longe avista a exposição de um grande tabuleiro de Xadrez, instalado no Museu de Kard, com peças gigantescas de 4 a 5 metros de altura, num espaço de mais de 900 metros quadrados, composto com 32 peças. Trata-se, do Xadrez Nordestino, obra de autoria do Artista Plástico Allan de Kard. O Artista Conquistense já conta com outras obras monumentais espalhadas em importantes ruas e avenidas de Vitória da Conquista Ba.
O Xadrez sempre foi, e é considerado um jogo popular e de caráter competitivo disputado entre dois jogadores, e o objetivo final do jogo é conquistar o “Rei” do seu adversário. Cada peça do jogo tem sua particularidade na forma de se movimentar sobre o tabuleiro. Cada jogador possui 16 peças, sendo as seguintes, por ordem de valor: Rei; Rainha; Torre; Bispo; Cavalo e Peão. Assim é a leitura convencional, deste importante jogo. Mas, o artista plástico de Vitória da Conquista, Alan Kardec, reconfigurou uma leitura diferente para os personagens deste jogo, respeitando é claro as suas características e funcionalidade. Em que, nesta epopeia, cada peça figura um personagem da cultura regional. Com a temática: o Cangaço e o Estado.
Na configuração apresentada pelo artista cada peça terá uma representação associada a personagens da Cultura Nordestina, formando dois exércitos. Do lado do Cangaço, Lampião e Maria Bonita são Rei e Dama , o Beato António Conselheiro, é o Bispo, O jumento , um dos símbolos do Nordeste é o cavalo , a torre de Bom Jesus da Lapa Ba representa a Torre e os cangaceiros os Peões. E, do Do lado do Estado , O Governador e a primeira Dama, padre Cícero é o Bispo, o bode é o Cavalo , o Elevador Lacerda a torre e os soldados da Volante os peões.
Nesta configuração, portanto, o artista retrata uma dualidade onde o Cangaço e o Estado se enfrentam numa Batalha Èpica, em que personagens e figuras se demandam num jogo de xadrez.
Peças Preta – Rei/Lampião; Rainha/Maria Bonita; Torre/ Torre de Bom Jesus da lapa; Bispo/ Antônio Conselheiro; Cavalo/ Jumento; Peão/Cangaceiros.
Peças Branca – Rei/Governador; Rainha/Primeira Dama; Torre/Elevador Lacerda; Bispo/Padre Cícero; Cavalo/Bode; Peão/Soldado.
Conheça um pouco como funciona este jogo:
Rei: Pode ser movimentado em qualquer direção do tabuleiro, mas apenas de casa em casa.
Rainha: Sem restrições, a Rainha tem livre movimentação no jogo na horizontal, vertical e diagonais.
Torre: pode correr sem restrição de número de casas e em todas as direções (frente, trás, direita, esquerda).
Bispo: Sem restrição de número de casas, mas somente no sentido diagonal.
Cavalo: Realiza movimentos em “L”, ou seja, duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele, em qualquer direção.
Peão: Pode apenas realizar movimentos frontais, de forma que o primeiro movimento de cada peão abranja até duas casas, e os demais se limitam a uma casa à frente. O ataque do peão sempre ocorre na diagonal.
Comendador G
Deixe seu comentário