Vitória da Conquista  já registra o 2º caso de Covid-19

No ultimo Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira,08 de abril,  as autoridades de Saúde confirma: o segundo caso de Coronavírus  Covid-19, na Cidade.

Segundo a Secretária de Saúde, trata-se de um homem, de 42 anos, residente de Vitória da Conquista, sem histórico de viagem, que foi triada pelo atendimento do Call Center da Secretaria de Saúde, estava sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica e em isolamento domiciliar desde o início dos sintomas, apresentando quadro gripal leve. A equipe do Lacen Municipal realizou a coleta do exame em sua residência no dia 26 de março de 2020 e encaminhou para o Lacen Estadual para a realização de análises. Neste momento, o paciente encontra-se assintomático e permanece em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares.

No Boletim epidemiológico atualizado, desta tarde, após as 17h de hoje (3), o extrato do boletim apresenta que já  foram notificados 213 casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção Coronavírus, dos quais: 87 foram descartados laboratorialmente e 5 por vínculo epidemiológico*, 81 aguardam resultado das amostras enviadas ao Lacen, em Salvador, e 38 aguardam coleta.

No Boletim , as autoridades ainda dizem  que  após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado, em Salvador, que é responsável pela divulgação dos resultados dos exames do município, após a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de Covid-19.

Em relação as  Coleta de amostras de pacientes com suspeitas de Covid-19 – A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido os critérios de coleta de amostras para exame laboratorial definidos pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com a Nota Técnica COE nº 08 do dia 21 de março. (

*Os casos descartados por vínculo epidemiológico foram de pessoas que tiveram contato com paciente que teve resultado laboratorial negativo para a suspeita de infecção por Covid-19.)