Jaciara Mendes
Neste domingo,das 8h da manhã ao meio dia, a equipe do CAAV – Centro de Referência em DST Aids de Vitória da Conquista, vai estar na feira do bairro Brasil, distribuindo preservativos, prestando esclarecimentos à comunidade e realizando, gratuitamente, a testagem para identificar o vírus da aids. Na segunda feira a ação será repetida durante o dia inteiro na praça 9 de novembro. O tema da campanha, que está associada ao dia mundial de combate à aids (01/12), é: “Troque o Preconceito pela Prevenção”.
Em 2012 foram registrados 100 casos de aids em Vitória da Conquista, mesma média dos 3 anos anteriores.
– Os números indicam que há uma tendência à estabilização. Mas nós acreditamos que haja uma sub notificação, por conta das pessoas que têm o vírus mas não procuram o serviço de saúde. Muita gente ainda tem medo de fazer o teste – revela Jaciara Mendes, coordenadora do CAAV.
Atualmente o serviço público de saúde só se responsabiliza pelo tratamento de quem apresenta os sintomas da doença, mas já existe um projeto para que todo soropositivo receba os medicamentos gratuitamente.
– Isso diminuiria a carga viral das pessoas contaminadas o que reduziria muito o risco de contaminação através do ato sexual – avalia Jaciara – Desde 2007 que nós conseguimos eliminar a chamada transmissão vertical, aquela em que a gestantes passa o vírus para o feto – complementa.
Jaciara Mendes revelou ainda, que a evolução dos medicamentos permitiu que, hoje em dia, o soropositivo tenha uma vida normal.
– Mas isso não implica que possamos relaxar nos cuidados com a prevenção. O preservativo é o único método seguro – alerta.
Hoje não existem mais os chamados grupos de risco, embora haja uma predominância de casos entre os profissionais do sexo e os homossexuais.
Deixe seu comentário