O evento aconteceu na nova ala do complexo hospitalar do Samur onde(,) funcionará a unidade.
Embora somente agora tenha sido realizada a inauguração oficial, a UNACON já vem, há mais de um mês, assistindo e tratando pacientes com câncer de Vitória da Conquista e de toda região, através do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo, também, cirurgias oncológicas e leitos de UTI. Constituindo um diferencial da UNACON, a saúde oncológica dos pacientes conta com atendimento humanizado, assistência integral e sistematizada e atendimento multiprofissional.
Para implantação destes serviços, a diretoria do Hospital Samur contou com o apoio de importantes lideranças políticas da Bahia. Justamente pelo fato de ser uma área sensível e que demanda uma preocupação de todas as forças política, independente da linha ideológica.
A efetiva concretização do projeto demandou tempo e articulações, desde a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes, ao apoio do governo do estado Rui Costa, via deputado federal Jorge Solla, quando Secretário Estadual de Saúde e do Governo Federal.
Durante a solenidade que oficializou as atividades da UNACOM em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, foi registrada a presença de autoridades estaduais e municipais, diretores do Hospital, da imprensa e demais convidados.
O diretor geral do Samur, o médico Dr. Sebastião Castro, em seu pronunciamento, as suas primeiras palavras foram de agradecimentos e da importância da instalação deste equipamento para Vitória da Conquista. Segundo o doutor Sebastião,“a causa é maior que qualquer partido ou ideologia. Tratra-se de uma doença, que afeta sem distinções: ricos e pobres; velhos e novos; negros e brancos; homens, mulheres e crianças. O tratamento de tal doença requer centros especializados, enfatizou Sebastião Castro.
Agradecimentos – O doutor Tião fez menção em relação a todas as autoridades que foram procuradas, (e competia à viabilização e andamento do projeto) que não mediram esforços para que o projeto andasse. Tudo para que a consolidação do credenciamento da Unidade acontecesse ao final de 2016, junto ao Ministério da Saúde.
Finalizando sua fala, o diretor da unidade fez refletirem os presentes que: “O câncer não tem partido político. Isso é uma vitória de todos nós aqui, não levantamos nenhuma bandeira partidária. A doença não tem partido, tem pressa, e hoje é um dia para comemoramos – todos juntos!” Refletiu o Dr. Sebastião Castro o qual, fez referências também ao apoio, à época, do deputado federal Lucio Vieira Lima e do deputado estadual Herzem Gusmão (atual prefeito de Vitória da Conquista) de terem ido a Brasília, vez que, numa conversa com o Ministro da Saúde, conseguiram definitivamente a formalização e credenciamento do Hospital Samur para prestar estes serviços pelo SUS. Os recursos do Governo Federal, destinados a esses serviços somam R$ 8.318.908,80.
Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes: o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita Irma Lemos, a secretária Ceres Sousa, a ex-secretária municipal de saúde Suzana Ribeiro representando o deputado federal Jorge Solla, a representante da Diretoria Regional de Saúde Karol Rebouças, vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a imprensa conquistense.
O prefeito Herzem Gusmão em sua fala considerou de que com a inauguração oficial deste importante Equipamento. Foi uma grande vitória entre outras vitórias alcançadas, este ano, na saúde do município”. Ressaltou o prefeito Gusmão.
a
Deixe seu comentário