A etapa estadual da V Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Vitória da Conquista. O evento, que é uma iniciativa pública, sem fins lucrativos e aberta a visitações, ocorrerá no dia 23 de julho, às 08h, no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora de Fátima. Após as etapas estaduais a olimpíada acontecerá em São João del Rei – MG de 18 a 21 de Setembro.
A OBR, destinada a alunos e professores do ensino fundamental e médio, é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podemos encará-la como um singelo investimento na área de tecnologia, muito importante para que o Brasil esteja entre os países mais ricos do mundo.
São diversas as modalidades da OBR, pois seus organizadores procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.
As olimpíadas científicas tiveram seu início no Brasil em 1978. Desde 2002, no entanto, o poder público passou a apoiar oficialmente essas iniciativas através de edital público. Trata‐se de uma iniciativa suportada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). No ano de 2010, um total de seis olimpíadas são oficialmente suportadas pelo CNPq: Matemática, Física, Robótica, História do Brasil, Química e Astronomia e Astronáutica.
Deixe seu comentário