X Congresso Regional dos Bancários começa nesta sexta-feira (20)

congresso

Nos dias 20 e 21 de maio, os bancários de Vitória da Conquista e região participarão do X Congresso Regional, com o tema “O papel dos movimentos sociais na atual conjuntura – as políticas conservadoras e o avanço da luta dos trabalhadores”. Para enriquecer as discussões, foram convidados palestrantes de diversas correntes sindicais.

Na noite de sexta-feira (20), os bancários contarão com a palestra do historiador e advogado, Ruy Medeiros. Ruy é doutor em Linguagem e Sociedade pela UESB, graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, possui em seu currículo trabalhos ligados à História do Direito, Direito do Trabalho e Movimentos Sociais.

Também participará do evento o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza. Ele é presidente da FEEB/BASE desde 2010, é formado em Economia e em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Conselho Estadual de Comunicação e Secretário Estadual de Comunicação da CTB-BA. Emanoel é bancário da Caixa Econômica e atua no movimento sindical desde 1982.

Juliana Donato, representante dos bancários do BB no Caref – Conselho de Administração do Banco do Brasil, é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em sua trajetória como bancária luta pela defesa dos direitos do funcionalismo e do BB como instituição pública que desempenha seu papel social e se compromete com os interesses dos trabalhadores. Juliana também é delegada Sindical e vice-presidente da CIPA do Complexo São João, a maior concentração de funcionários do BB no Estado de São Paulo.

Manoel “Mané Gabeira” Rosa, bancário do Itaú e diretor-executivo da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, também estará presente nas discussões. Mané também é membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Esses são os quatro nomes que farão as palestras do primeiro dia do evento. No sábado, dia 21, a economista formada pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Georgina Dias, abordará a “Conjuntura econômica e seus impactos sobre o setor financeiro”. Ela é a supervisora técnica do Dieese-BA desde 2007, onde também já atuou como assessora econômica, além de ter experiência como gerente de Projeto no Ministério da Agricultura.

Segundo o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a escolha dos palestrantes foi feita com o intuito de fomentar a diversidade de opiniões. “A gente quer que o bancário tenha acesso às informações vindas de diversas fontes e correntes políticas para, então, formar sua opinião de forma autônoma. É importante discutir os problemas dos bancários e dos demais trabalhadores neste momento político e econômico vivido pelo Brasil”, conclui.