xecutivo Municipal e entidades da sociedade civil discutem a segurança do município


Aconteceu na manhã dessa terça-feira, 7, no gabinete civil da Prefeitura de Vitória da Conquista uma reunião entre a Administração Municipal e representantes de diversas entidades da sociedade civil com o objetivo de discutir a segurança pública no município, em virtude da greve da Polícia Militar.

O prefeito municipal Guilherme Menezes reiterou que, desde o início da greve, a Administração tem feito todos os esforços e mantido contato com o Governo do Estado, por meio dos deputados estaduais e federais que fazem parte da base aliada do governo, solicitando providências para garantir a segurança e a manutenção da tranquilidade no município.

Durante a reunião, o prefeito comunicou que, em resposta ao ofício encaminhado ao governador do Estado, chegarão, inicialmente, a Vitória da Conquista ainda hoje, 23 agentes da Polícia Rodoviária Federal vinculada à Força de Segurança Nacional, com o propósito de manter a ordem pública. Eles vão patrulhar as entradas e saídas da cidade, bem como a zona urbana da cidade.

“É muito importante ter esse grupo aqui, observando quem entra e quem sai da cidade, quem está no centro”, destacou o prefeito. Ele salientou ainda: “O que nos interessa é o fim desse momento, sem prejuízo para a vida de ninguém. O que desejamos é que venha a solução o mais rápido possível”.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Marcos Alberto de Oliveira, “a reunião foi bastante positiva; todas as entidades se pronunciaram. O prefeito solicitou a Força Nacional e já chegou um ofício dizendo que o Estado vai atender à solicitação. A gente espera que, na medida do possível, a sociedade volte a se movimentar tranquilamente, como vinha sendo na semana anterior”.

O presidente do Conselho de Segurança Pública da cidade, Joir Sala, ressaltou também que a reunião foi positiva. “O que nós estamos buscando junto  ao Gabinete da Prefeitura e todo o segmento da sociedade civil organizada são alternativas para que tenhamos segurança para que Vitória da Conquista possa voltar à normalidade”.

“A partir de agora, estamos retornando as duas garagens e vamos retomar o trabalho sim. Vamos nos reunir com os trabalhadores e vamos começar a rodar”, assegurou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Carlos Fernandes, ao final da reunião. Cinquenta ônibus já estão circulando em Vitória da Conquista.