9º Batalhão promove atividades lúdicas e recreativas com crianças que são assistidas por entidades sociais.

por Maria Carla Rodrigues

A comemoração à Páscoa foi realizada nesta tarde de segunda-feira (22), para 113 crianças da Creche Lar Santa Catarina de Sena, o evento “A Páscoa Encantada” foi promovido pelo 9º BEIC – Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação. Começou no dia (17) na Creche Jurema para 157 crianças, e no dia (18) para 17 crianças na Casa do Acolhimento.
A cerimônia aconteceu no Auditório do 9º Batalhão e contou com a presença do Padre Tércio Andrade Lima, Chanceler do Arcebispado de Vitória da Conquista, da Irmã Ivonete de Oliveira Diretoria do Lar Santa Catarina de Sena, e equipe de apoio.

Houve a apresentação da Banda de Música Maestro Santa Rosa, do 9º Batalhão, que fez a criançada vibrar. Foi servido um maravilhoso lanche, em seguida houve a celebração eucarística ministrada pelo Padre Tércio, que falou sobre o significado da Páscoa, seguindo com a tão esperada entrega dos ovos de chocolate, pirulitos de chocolates e os porta-retratos, confeccionados em bambu, pelos policiais que participaram do projeto. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o 9º Batalhão de Polícia, e também conhecer os policiais que se mobilizaram para realizar cada etapa do projeto.
O Comandante do 9º BEIC Ten. Cel. Wilson Teixeira dos Santos, deu total apoio ao projeto, e ressaltou a importância de se cuidar das crianças, pois segundo ele, há uma demanda muito grande de crianças que necessitam de atenção, de carinho, de amor, e que os cidadãos adultos devemos dá atenção a todas elas. E complementa. “Tivemos uma tarde alegre e primorosa juntos às nossas crianças, essas que são o futuro do nosso país e nós temos que inclusive observar que é através delas que vamos ter uma sociedade melhor e para tanto temos que cuidar das mesmas no presente, para que no futuro elas tenham confiança nas pessoas que estão dando esse carinho e amor no presente momento”. Declara o Comandante.
Para que o evento acontecesse foi necessário mobilizar muitos voluntários que não mediram esforços para atender às expectativas das crianças. As idealizadoras do projeto, a Capitã Patrícia, Subtenente Sande, Subtenente Rosa e Subtenente Sá, vendo a oportunidade de fazer algo pelas crianças, abraçaram a causa, vinda de uma ideia nascida das constantes visitas feitas pelas Subtenentes Rosa e Sá, no Lar Santa Catarina de Sena.
A Capitã Patrícia esteve à frente do projeto buscando apoio para que realmente o mesmo se concretizasse. “Esse evento foi construído por nós militares do 9º BEIC, que é uma família, a gente pensa junto, constrói junto. Tivemos uma equipe de policiais que foram pra Serra do Marçal colher os bambus pra fazer os porta-retratos. A subtenente Sande, com a subtenente Rosa que fizeram as fotos no Lar Santa Catarina de Sena. Minha função foi buscar parcerias para os ovos de Páscoa.” E complementa. “Este ano realmente nós vamos aprofundar no objetivo estratégico do Comando Geral que é aproximar a comunidade da polícia militar.” Afirma a Capitã.

A Subtenente Sande e também fotógrafa profissional, fala de como foi gratificante fotografar todas as crianças de forma individual durante os 3 dias, e o prazer de editar foto por foto, agregada à temática da Páscoa, “Eu me propus fotografar todas as crianças de forma igual, dedicar o mesmo amor, o mesmo carinho, a mesma atenção a cada um individualmente. Não é só doar, é doar si mesmo, a Subtenente Rosa, mesmo, penteou cabelo por cabelo. Se cada um fizesse só um pouquinho, já mudaria o mundo.” Afirma.
A Irmã Ivonete se emocionou com o evento que foi além do esperado, e no seu pronunciamento cantou com as crianças a canção ‘Benção do Senhor’, em seguida foram feitos os agradecimentos a toda a equipe do 9º BEIC, pelos presentes recebidos e também pelo presente que, com certeza irá ficar na memória de todas as crianças, o carinho com que todas foram tratadas. “É um momento de muita graça, estamos celebrando a Páscoa de Jesus. Eu sabia que tinha uma surpresa, mas não sabia que seria deste porte, os meninos estão maravilhados. Tem uma frase da nossa fundadora Savina Petrilli, que ela gostava muito de dizer pra gente, ‘Quando a gente dá alegria para alguém, aumenta em nós a capacidade de alegrar-se.’ É isso que eu percebo no rosto de cada policial que aqui se encontra, e também de cada criança a satisfação, a alegria dessa novidade. Eu só tenho que agradecer.” Declara a Diretora do Lar Santa Catarina de Sena.
Encerrou-se o evento ao som da Banda, acompanhada da animação da criançada, e com a sessão de fotos de toda a equipe que trabalhou no projeto, na certeza do dever cumprido, sendo comprovado na alegria refletida no rostinho de cada criança.  Obs A Cobertura jornalista além de serem postada no site da Revista Conquista TOP e Portal de Noticias A Gente Diz – também foi repercutida e comentada no Programa |Jornalistico Conquista AGora rádio melodia

Fotos: Pablo Alejo