Quarta de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade iniciam Quaresma em Vitória da Conquista

Na manhã desta quarta-feira, 26, na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista aconteceu a celebração da abertura da Campanha da Fraternidade 2020 no Vicariato São Lucas, que tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”. Além disso, a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Josafá Menezes e concelebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam Santos e pelos padres e diáconos do Vicariato, marcou também o início da Quaresma, esse tempo de 40 dias em que os católicos são chamados a vivenciar as práticas de oração, jejum e caridade.

 

Este dia também é conhecido como Quarta-feira de Cinzas, pois os fiéis recebem a imposição das cinzas na face como uma recordação de que do pó viemos e ao pó retornaremos. Essa é a grande mensagem que nos deixa a Igreja nesse tempo quaresmal, como nos orienta o Arcebispo Dom Josafá Menezes “A Igreja no mundo inteiro se reúne para dar início ao exercício quaresmal que é um exercício de oração, de penitência, um exercício de jejum e o exercício de solidariedade. Começa, portanto, um período intenso para a Igreja, quarenta dias, portanto, de grande movimentação para que nós. Sobretudo de elevar os nossos sentimentos de elevar o nosso pensamento, a nossa oração e, sobretudo, aprendermos a ser mais responsáveis, mais cuidadosos e mais fraternas. É também o uma campanha, exige de todos nós.Portanto, uma solidariedade maior neste tempo quaresmal.”.

 

Neste tempo quaresmal também somos convidados a refletir sobre a Campanha da Fraternidade, que em 2020 entra na sua 57ª edição, como o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, nos levando a voltar nosso olhar para o outro. Como nos recorda o Vigário Geral do Vicariato São Lucas, Padre Gerson “Nós estamos assim com o coração cheio de esperança com essa campanha, porque ela nos convida a fazermos uma grande revolução. A revolução a partir do cuidado, queremos cuidar mais uns dos outros, queremos cuidar mais do nosso planeta, queremos cuidar mais do nosso coração, mas principalmente queremos cuidar mais daqueles que sofrem. Por isso, essa campanha nos propõe essa grande revolução  convido a todos vocês para também abraçar esta campanha para como Jesus cuidarmos uns dos outros.”.

 

Dom Estevam Santos nos lembra também, a olharmos para o outro como fez a Santa Dulce dos Pobres e vivermos fielmente esse período da Quaresma.

 

“Como lembrou nosso Arcebispo  Dom Josafá, sobre os exercícios quaresmais, da caridade, do jejum e da penitência. A Quaresma é um convite a através desses exercícios reorganizarmos nosso caminho, às vezes como cristãos nós andamos sem direção como um barco sendo levado pra qualquer direção e o cristão ele precisa ter a direção que leva a Cruz, carregar de verdade a cruz do Senhor, pois se não carregarmos a cruz como disse o Papa Francisco, nós vamos ser mundanos, então cristão não pode ser mundano Tem que direcionar os seus passos de acordo os passos de Jesus, que passou pela terra fazendo o bem e por isso, os exercícios quaresmais mais a penitência, caridade, o jejum. Essa é a importância da Quaresma que possamos viver ela bem, sobretudo nesse período que a Campanha da Fraternidade a luz do bom samaritano nos ajuda a refletir que precisamos ter um olhar de mais misericórdia, prestar mais atenção às pessoas que sofrem, por isso e praticar mais a caridade, ajudar mais o próximo como Santa Dulce dos Pobres. Ver sentir compaixão e ajudar e servir: que essa quaresma nos proporcione essa grande experiência.”, completou.