29 de mar�o de 2024

(77) 98833-0195

Prefeitura de Vitória da Conquista deve assumir integralmente a reforma do Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas

Vitória da Conquista vai ganhar uma moderna Estação para o transporte coletivo urbano. A Prefeitura Municipal atendeu a uma antiga reivindicação da população e vai transformar o Terminal de Ônibus Lauro de Freitas em uma Estação de Transbordo. O contrato foi assinado nessa segunda-feira (13) pelo prefeito Herzem Gusmão e a empresa PJ Construções e Terraplanagem LTDA, vencedora da licitação, que deve começar as obras nos próximos dias.

 

Inovação e agilidade – Duas marcas da Estação de Transbordo Lauro de Freitas serão a modernização e a fluidez. A Estação será inteiramente coberta, inclusive nas laterais, oferecendo proteção contra o sol e a chuva. O piso será de concreto armado, e as calçadas serão revigoradas pensando na acessibilidade. Nova iluminação e paisagismo também integrarão as mudanças, que visam mais segurança e conforto para os usuários do sistema de transporte coletivo e aos pedestres que circulam na área.

A fluidez do trânsito e do tráfego de pedestres também será outro ganho com o novo equipamento. Diferente do que acontecia no Terminal, os coletivos não ficarão estacionados no local, passarão por lá apenas para fazer o embarque e desembarque de passageiros.

Haverá ainda uma pequena alteração no trânsito. Com a reforma, o trecho que vai da Praça Vítor Brito no sentido Avenida Régis Pacheco será exclusivo para ônibus. Os demais veículos serão desviados pelas ruas Francisco Santos e Monsenhor Olimpo. O sentido contrário (Avenida Régis Pacheco – Praça Vítor Brito) continuará com a circulação regular.

A outra novidade é o melhoramento da rede de drenagem da Travessa dos Artistas. O serviço vai aumentar a capacidade de captação de águas pluviais, reduzindo assim, os alagamentos da região em dias chuvosos.

“É uma obra de extrema importância para a cidade e é um projeto belíssimo. Vai transformar aquele espaço conflituoso em uma Estação de Transbordo com a capacidade correta, criando um espaço que vai trazer prazer às pessoas que vão transitar no local”, declara o secretário de Infraestrutura, José Antônio Vieira.

Segundo Vieira, o estudo de viabilidade foi elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e a Secretaria de Mobilidade Urbana – com apoio de membros do Escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.

O investimento é da ordem de R$ 6.689.375,24.  No contrato, há alteração que vai permitir o uso de recursos próprios caso não seja liberado o Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa II), da Caixa Econômica Federal. A empresa contratada deve finalizar a obra ainda neste ano.