Comissão de Direitos Humanos recebe representante do povo cigano

 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu nesta semana, o presidente do Instituto Cigano do Brasil (ICB) e membro consultivo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará, Rogério Ribeiro.
O objetivo da visita de Rogério foi pedir o apoio da Câmara na mediação do episódio envolvendo a Polícia Militar e alguns ciganos de Vitória da Conquista, e que, segundo ele, estaria comprometendo a segurança de toda a comunidade cigana do município. O conflito teve início no dia 13 de julho deste ano, quando dois policiais militares foram mortos no Distrito de José Gonçalves.
O presidente do ICB apresentou um documento assinado por mais de 100 entidades e personalidades (associações ciganas do país e diferentes personalidades da cultura e da ciência), e um relatório minucioso elaborado pelo instituto, no qual consta detalhes do conflito e a investigação em andamento. Ele repudiou todo ato de violência oriunda de qualquer uma das partes e disse que os acusados devem responder na justiça por seus atos. “Esperamos que esse conflito seja resolvido sem mortes e sem retaliações à comunidade cigana, composta por muita gente de bem”, afirmou.
Segundo a vereadora Viviane Sampaio, Rogério Ribeiro foi bastante tranquilo em suas ponderações quando reforçou que não estava na cidade para proteger os envolvidos e sim para mediar o conflito. “Foi uma conversar tranquila, ele nos entregou cópias de documentos e diligências e nós passamos para ele as cópias das ações da Comissão de Direitos Humanos encaminhadas ao Ministério Público, todas relacionadas ao episódio. E vamos continuar acompanhando as investigações”, disse.
A Comissão de Direitos Humanos é composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT) e Lúcia Rocha (MDB).