Desfile de 7 de setembro, realizado pela prefeitura da Vitória da Conquista,  manteve o mesmo glamour e contou com a participação popular.

 

O desfile comemorativo de 7 de setembro, realizado neste dia, em que comemora a Independência do Brasil dos domínios Português, e também celebram as conquistas e avanços, que ocorrem desde então, aconteceu nos perímetros das Avenidas Brumado e Integração.

O lema escolhido pela Secretaria de Educação como abordagem temática foi:   “Conquista Acolhedora. Nossa cidade é sua cidade”.

Nos cortejos das escolas da rede municipal  e estadual, foram registrados, cerca de  24 escolas, divididas em 17 alas, com mais de 1800 alunos,  que demonstraram muito entusiasmo e alegria na participação dos festejos cívicos, que aliás, é considerado como um legado que ja consta na memória coletiva,  como patrimônio imaterial da sociedade brasileira.

O evento teve carros alegóricos, fanfarras, coreografias, percussão, diversas apresentações cênicas e poéticas, carros alegóricos, adereços e roupas customizadas, alas com evoluções, brasões e personalidades homenageadas. Também houve uma referência ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com símbolos e as heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

Como de costume, a ala dos militares abriu o cortejo, logo após o coronel Ivanildo Silva, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), fazer a tradicional revista à tropa. Em seguida, a Associação de Ex-Combatentes do Brasil iniciou a marcha pelo circuito, seguido pelo Tiro de Guerra 06/006, Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, Núcleo de Veteranos da PM e mais oito alas representando os grupamentos militares.

O cortejo também contou com alas do Sesc, do Instituto de Educação Euclides Dantas, órgãos da maçonaria, Clube dos Carros Antigos e Clube do Fusca, Projeto Desperta Debora, Associação de Pastores Evangélicos das Igrejas de Vitória da Conquista (Apevic) e Grito dos Excluídos, que finalizaram a apresentação dos cortejos.

FOTOS DO DESFILE CÍVICO DO 7 DE SETEMBRO

 

Crédito – Walter Karissima