28 de abril de 2024

(77) 98833-0195

Saúde em Todo Lugar realiza mais de 100 atendimentos no povoado da Cabeceira

O povoado de Cabeceira, no distrito de José Gonçalves, recebeu, nesse sábado (21), a 21ª edição do programa “Saúde em Todo Lugar”, que tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde em áreas de difícil alcance, sobretudo na zona rural de Vitória da Conquista. Com um total de 110 atendimentos, o evento, que aconteceu na unidade de Saúde da localidade, foi um sucesso.

A equipe responsável pelo programa foi composta por médicos, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários, farmacêuticos e alunos do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A ênfase dos atendimentos foi na medicina preventiva e no encaminhamento de exames, buscando identificar possíveis problemas de saúde mais complexos e direcionar os pacientes para os tratamentos adequados.

 

Para os moradores do povoado, que pertencem a uma grande comunidade quilombola, o programa “Saúde em Todo Lugar” auxilia na melhoria da qualidade de vida, sobretudo dos mais idosos. A moradora Nailda Ramos demonstrou seu sentimento de gratidão por receber atendimento médico próximo de casas, sem precisar enfrentar a distância e a dificuldade de atendimento na cidade.

 

A diretora de Atenção Básica, Ana Maria Ferraz, destacou a demanda por todos os serviços oferecidos. “A receptividade foi muito boa, o pessoal ficou muito feliz, muito contente com a ação aqui. Para nós, gestores, é importante para que a gente possa estar pensando estratégias para atender todo o município com serviços de saúde”, afirmou a diretora.

 

Além da Cabeceira, a ação já esteve pelas localidades de Lagoa de José Luís, Bate-Pé, Limeira, Lagoa de Maria Clemência, Caiçara, José Gonçalves, Assentamento Zumbi dos Palmares, Itapirema, Cercadinho, Queimadas, Iguá, Baixa do Muquém, condomínios residenciais Vila Sul e Vila Bonita, Assentamento Santa Marta, Dantelândia, Lagoa de Vitorino e Barreiro.