A Igreja Católica celebra os 70 anos de criação da diocese e 25 da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

A apresentação do I Seminário da história da Arquidiocese de Vitória da Conquista aconteceu em dois endereços específicos; no Museu Pedagógico da UESB Casa Padre Palmeira e no auditório do Colégio das Irmãs Sacramentinas, nos dia 17 a 19 de novembro de 2023, e contou com as presenças de autoridades eclesiásticas e civis.

No Seminário da história da Arquidiocese,  além de celebrar o legado histórico da entidade,  também foram discutidos temas importantes como a  Missão evangélizadora, social, pedagógica e cultural da Igreja Católica na sociedade.

Se fez presente no ato,  Dom Josafá Menezes, o Diacono Luciano Lima, Padres, Freiras e seminaristas. E ainda,  intelectuais como o Reitor Luís Otávio, as professoras Dras. Ana Palmira Bittencourt e Lívia Diana R. Magalhães, Dr. Rubens Mascarenhas, Dr. Rui Medeiros, Dr. Cândido da Costa e Silva, Dr. Cézar de Alencar Toledo, Professor Mozart Tanajura, Professor Antônio Cláudio dos Santos, Diácono Luciano Santos, Diácono Péricles Gomes e Seminaristas, freiras, etc.

A produção do leiaute gráfico e memorial e a logística da programação tem a assinatura do artista plástico Edmilson Santana. Em tempo, importante ressaltar que parte do acervo da história da Arquidiocese de Vitória da Conquista desde a sua fundação se encontra em exposição permanente no Museu da Uesb – na casa Padre Palmeiras, visitação para o público no horário comercial, até final do mês de novembro.