Comunidade de Tapirema em Vitória da Conquista recebe Centro Vocacional Tecnológico

Comunidade de Tapirema recebe Centro Vocacional Tecnológico

As comunidades de Tapirema e de outros povoados próximos receberam na tarde dessa sexta-feira, 2, o Centro Vocacional Tecnológico em Cerâmica Artesanal e Estrutural/ CVT. “Os CVTs aproveitam as vocações naturais dos lugares e procuram potencializar isso. Então, esse Centro Vocacional visa trazer para o interior do município qualificação técnica na produção de materiais cerâmicos, tanto na área artesanal quanto na área estrutural. Nosso projeto é junto à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, é uma parceria estratégica, em que visa interiorizar o desenvolvimento tecnológico aqui no município”, explicou o diretor do Instituto Federal de Educação Tecnológica/IFBA, Paulo Marinho.A inauguração do espaço foi um momento emocionante para os moradores que compareceram em grande número para ver prontas as instalações do centro, que representa a oportunidade de aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento para toda a comunidade. “Esse Centro Vocacional Tecnológico é um equipamento importantíssimo, que nasceu da organização dos próprios trabalhadores de Tapirema. Hoje, nós estamos entregando ao município essa conquista. Eu sei que isso será um grande sucesso”, comentou o prefeito, Guilheme Menezes.Para a presidente da Associação de Moradores de Tapirema, Marines Santos, foi um dia de gratidão: “Nós estamos muito felizes.Só temos que agradecer, tanto por nossa comunidade quanto pela região. Para nós que estamos aqui hoje, isso é a realização de um sonho. Nós temos um grupo de jovens aqui muito grande e eles ficam muito felizes de ter esse centro aqui, para eles se desenvolverem aqui no povoado”, declarou.O agente comunitário, Arisomar Viera Gomes, morador da comunidade há 40 anos, complementa: “Nós ficamos felizes de receber uma obra no nível dessa. Com certeza isso vai trazer muitos benefícios para nossa região. Todos vão ganhar com essa conquista. Os jovens hoje estão se desenvolvendo muito e esses cursos técnicos que vêm são uma preparação para o trabalho. Um trabalho melhor, com certeza”.

Norma Lopes da Paixão, moradora de Tapirema há 12 anos, conta: “Eu estou muito feliz, porque isso aqui era a coisa que a gente mais queria, era esse centro em Tapirema. Esses cursos que a gente faz aqui, tinham antes que ser feitos em Conquista, no IFBA. Agora já podemos fazer o curso aqui. É uma vantagem boa. Eu já fiz um curso, conclui e já vou fazer outro”.

O Centro Vocacional de Tapirema vai possibilitar a revitalização da produção de telhas e peças artesanais de cerâmica, tradicional fonte de renda da população do povoado. Com o suporte educacional do IFBA, a comunidade contará com maior profissionalização e ampliação da renda por meio do aprimoramento das técnicas e metodologia de trabalho com cerâmica em argila.

Vitória Souza Brito é uma das moradoras que já começaram a fazer os cursos profissionalizantes. Ela concluiu a primeira etapa na cidade, mas comemora o fato de que, a partir de agora, a formação está mais perto de casa, para ela e para seus vizinhos: “Eu estou muito feliz por estar aqui inaugurando hoje. Como não ficar feliz, se vai ter trabalho para todo mundo? Eu tô muito satisfeita por mim e por minha comunidade”, afirma.

Rosângela Santos Brito, 15 anos, acha divertido mexer com o barro e gosta de fazer artesanato. Por isso se interessou, quando a vizinha a incentivou a fazer o curso oferecido pelo IFBA, antes mesmo da construção do Centro Vocacional. A estudante já terminou a primeira etapa do curso. Sobre cursar as próximas no novo prédio, ela confessa: “Eu tô muito animada para começar estudar de novo”.

“Eu estou muito feliz por começarmos fazer cursos. Eu estou felicíssima porque vai ter muitos cursos e muito trabalho. Esse centro vai desenvolver muito a comunidade, muitas pessoas não tinham condições de fazer esses cursos fora e o centro estando aqui é mais fácil”, comemora Vilma Maria Ferreira, moradora da comunidade há 11 anos.

A cerimônia teve participação de representantes do poder público municipal, a exemplo dos secretários Edwaldo Alves, Valdemir Dias, Coriolano Morais, Nádia Márcia, Odir Freire, do diretor-financeiro da Emurc, Hildelbrando Oliveira, do chefe de Gabinete, Márcio Higino, e da procuradora Geral do Município, Nadjara Régis. Coordenadores e gerentes da Prefeitura também estiveram presentes.

O deputado federal Emiliano José veio a Vitória da Conquista para prestigiar o evento. “Esses Centros Vocacionais Tecnológicos têm a qualidade de se vincular profundamente às vocações locais, o que é uma coisa de grande valor. Aproveita-se a capacidade, a criatividade, o conhecimento do povo para que aquele mesmo conhecimento cresça, se desenvolva e possibilite geração de renda. A educação vira um caminho de mão dupla, acaba aquele raciocínio de que quem ensina é o professor apenas”, comentou.

“A partir desse centro podem surgir novas práticas e de forma muito responsável e muito compartilhada, com a presença de professores, de técnicos do IFBA e, principalmente, com a presença dos moradores de Tapirema . É um projeto extraordinário, porque ele vai tocar a vida das pessoas, vai apontar novos caminhos, novos cenários para a produção de cerâmica aqui em Tapirema, que é um distrito vocacionado para isso”, observou o deputado federal José Raimundo Fontes.

Também participaram da solenidade os vereadores Gilzete Moreira, Fernando Vasconcelos, Gildásio Silveira, Emanuel Moura (Néu do Gás) e Luciano Gomes. Em nome dos representantes do Legislativo Municipal, Gilzete Moreira manifestou satisfação com a conquista da comunidade e um desejo: “Que os moradores saibam aproveitar esse centro e que as pessoas se desenvolvam”.

O IFBA de Vitória da Conquista será o responsável pelas ações pedagógicas e de pesquisa. O centro, construído em área doada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, será estruturado com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, banheiros, complexo administrativo, computadores e equipamentos para análise técnica da argila da região. O prefeito Guilherme Menezes anunciou aos moradores que o CVT já iniciará as aulas com oferta de internet gratuita e acessível a toda a comunidade, garantida pela Prefeitura.