O Professor, escritor e narrador e memorialista, Durval Lemos Menezes, surpreendeu a comunidade conquistense, em 2010, com a edição especial de a “Conquista dos Coronéis”, ao apresentar fragmentos inéditos da história política e social de Vitória da Conquista de forma minuciosa, criteriosa e didática.
Neste mesmo ritmo, com essa mesma performance , a nova edição apresentada pelo autor, faz uma homenagem a José Pedral Sampaio, com o livro, “O Pedralismo – um fenômeno social” – e
faz ver e perceber, nas histórias e narrativas, o apogeu de um legado histórico, do personagem que se tornou por mais de quatro décadas, a referencia política mais importante do interior da Bahia. Se não, a mais importante, como bem diz o autor. “O Pedralismo foi, antes de tudo, uma sociedade caracterizada como grupo político, com identidade definida e um fato histórico comprovado”. Ao qual foi escola para muitas lideranças, e muitas destas, se encontram atuando ainda hoje, no cenário político conquistense e baiano.
O autor, ao falar de sua obra diz que compete ao leitor fazer o julgamento do que ela representa, e que não o fez apenas para intelectuais, mestres e doutores, mas, também, e preferencialmente , para aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar uma universidade ou mesmo uma boa escola”.
O lançamento do livro esta previsto para o dia 12 de setembro, familiares e amigos de J. Pedral que esta programando e organizando o lançamento desta primeira edição. O autor diz que posteriormente será confeccionada outra edição com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sem previsão de data para o acontecimento.
O Professor Durval Lemos Menezes, atuou como secretário de Educação em Conquista, diretor do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito e na 20ª Direc. É membro da Academia Conquistense de Letras e autor de outras lavras da literatura e de poesias em Conquista.
Deixe seu comentário