Diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de adolescentes e crianças com câncer

 

Instituto Ronald McDonald coordena programa que capacita profissionais da rede de atenção básica de saúde para que possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

No Brasil, a estimativa de diagnóstico de câncer infantil e juvenil é de aproximadamente 12 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com intuito de contribuir com o aumento dos índices de cura da doença, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, em parceria com o INCA e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope).

O Programa Diagnóstico Precoce capacita profissionais da atenção primária à saúde (Estratégia Saúde da Família) e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes. Em 7 anos de realização do Programa Diagnóstico Precoce, os impactos positivos são surpreendentes, tais como:PRM

 

 

 

 

 

 

 

 

“Identificar precocemente o câncer infantil e juvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Itabuna é uma das cidades participantes do Programa Diagnostico Precoce

O Grupo de Apoio a Criança com Câncer no Sul da Bahia será uma das 9 instituições participantes do Programa Diagnóstico Precoce para a carteira de projetos 2015. O projeto Detecção Precoce: O Caminho mais Curto para Cura do Câncer Infanto-juvenil – Etapa 2015 é um dos selecionados para financiamento pelo Instituto Ronald McDonald, as capacitações dos profissionais de saúde serão realizados até o julho de 2016.

Anualmente, o Instituto divulga um edital de seleção para o recebimento de propostas no marco do Programa Diagnóstico Precoce, dirigido às instituições cadastradas junto ao Instituto que atuam na temática do câncer infantil e juvenil. Entre os meses de março a maio, ocorreram as etapas de análise das propostas por um comitê, representado por membros do Instituto Nacional de Câncer (INCA), oncologistas pediátricos e equipe de projetos do Instituto Ronald McDonald, além dos Conselhos Científico e Executivo da organização (instâncias deliberativas).

Em 2014, mais de 1 milhão de reais foram destinados para a execução do Programa, através de recursos provenientes das campanhas de arrecadação coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald. “Com presença em diversas regiões do país, o programa tem uma forte atuação para disseminar informações para a atenção básica que contemple a temática do câncer infanto-juvenil, assim como, a construção de um modelo de referência de casos suspeitos. Estas ações tem como resultado previsto uma diminuição da mortalidade das nossas crianças e adolescentes. Para um país que tem uma estagnação da curva de cura por esta  doença ao longo do tempo, este programa representa uma ação de grande importância para o Brasil. Tivemos vários casos que se destacam em nossa unidade, oriundos dos locais capacitados. Hoje,  a atenção básica estreitou a relação com o serviço de alta complexidade. Essa aproximação vem de acordo com a proposta do Ministério da Saúde, que visa cuidar destas crianças, trabalhando em conjunto com a Unidade Especializada em Oncologia Pediátrica”, afirma a presidente do GACC Sul, Teresa Fonseca.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer.

Com 16 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

Desde 1999, mais de R$270 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados nestes 16 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald.

Mais informações em www.instituto-ronald.org.br