A comunidade do bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, está em festa. Durante o mês de dezembro serão comemorados os três anos em que a população da região experimenta a sensação de tranquilidade com a chegada da Base Comunitária de Segurança, da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Em parceria com a prefeitura de Conquista, instituições e entidades não-governamentais, a Polícia Comunitária tem promovido diversas ações para desenvolver empoderamento e senso de pertencimento sociocomunitário, com foco na prevenção ampliada das violências sociais, e não apenas na repressão criminal e criminalizante de territórios periféricos.
Desde a inauguração, em novembro de 2012, a Base buscou trabalhar próxima à comunidade, implementando ações e projetos de capacitação em arte e cultura; saúde e qualidade de vida; educação e qualificação profissional. A Base oferece curso de atendente de farmácia, atendente de telemarketing, cozinheira, pintor predial, e atualmente desenvolve o curso de eletricista de instalações prediais para 20 alunos e a segunda turma do curso de informática básica para jovens e adultos, que possui 30 alunos.
Um curso de violão conta atualmente com 30 alunos que estudam violão clássico, no interior da Base, além de diversas ações sociais no campo da saúde em parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Dentre tais ações, foram realizados acompanhamento de gestantes e avaliação do Crescimento e Desenvolvimento Infantil, além de testes de glicemia capilar e pressão arterial.
Para o Capitão PM Hilderim Thomaz, que comandou a BCS-Nova Cidade durante estes três anos, as aulas de jiu-jitsu, o futebol de campo e as demais atividades de mobilização comunitária “servem de apoio e estreitamento de laços juntos às associações comunitárias de bairros, mobilizando e estimulando à participação na fiscalização do poder público e nas decisões coletivas da comunidade”.
A Base de Nova Cidade abrange a área que compreende os bairros: Pedrinhas, Alto da Colina, Alto do Panorama, Panorama I, Panorama II, Alto Conquista, Alto da Bela Vista, Cruzeiro, Nova Cidade, Nova Esperança, Primavera, Santa Cecília e Veloso. A área territorial é a maior de todas as bases comunitárias, com 8,57 km2.
Reinvenção
“O objetivo é trabalhar com prevenção às violências de forma ampliada, o que exige reinvenção enquanto profissionais de segurança pública voltados ao controle do aspecto exclusivamente criminal”, destacou Capitão Hilderim. “Implementar projetos e ações que satisfizessem às demandas sociais da comunidade, promovendo novas relações entre a polícia e a sociedade, nos impulsionou a novos objetivos e novas capacitações de forma a compreendermos melhor o fenômeno da violência em suas múltiplas causas e nas suas mais diversas manifestações”, completou.
O policiamento comunitário é feito através de visitas, de porta em porta, os cidadãos e, para que sejam observadas possíveis vulnerabilidades diversas a que se submetem as famílias as auxilia na resolução dos casos, geralmente, encaminhando para os órgãos responsáveis;
Um trabalho de apoio às Escolas, e reuniões comunitárias constantes em busca da participação da comunidade nas questões referentes à segurança e desenvolvimento territorial local.
A união faz a força
A BCS-Nova Cidade tem estabelecido parcerias para satisfazer as demandas locais e articular ações de intervenção e enfrentamento da violência doméstica no território com os órgãos responsáveis pela proteção dos direitos e desenvolvimento social da gestão municipal e estadual.
Recentemente foi composta a “Rede de Proteção e Cuidado”, com a presença do CRAS, CREAS, CRAV, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros órgãos, para discutir problemas e dar encaminhamentos a casos mais complexos diagnosticados no atendimento às diversas ocorrências pelos policiais ou solicitados pela própria comunidade.
Capitão Hilderim ressaltou que o trabalho é dedicado a resgatar as pessoas dos seus respectivos contextos de vulnerabilidade social. “Desenvolvemos projetos nos âmbitos, da educação, do esporte, e da qualificação profissional, disponibilizados gratuitamente para essas pessoas e famílias mais vulneráveis”, disse. Nesse contexto também se inserem as vítimas de violência doméstica as crianças e adolescentes em situação de risco.
Nova Cidade no Pacto pela Vida
A Base Comunitária de Segurança Nova Cidade buscou efetivar os princípios do Programa Pacto pela Vida, e, desde sua implantação, a lógica da intersetorialidade e da articulação interinstitucional tem sido buscada para intervir no processo de violência social.
Hilderim Thomaz pondera, ainda, que muito mais pode ser feito pela comunidade. “Muitas metas foram alcançadas se considerado o trabalho inovador que a BCS-Nova Cidade tem implementado. Porém, muito ainda falta se concretizar a médio e longo prazos”.
Programação comemorativa
A comemoração dos três anos da Base Comunitária de Segurança de Nova Cidade compreende um conjunto de atividades voltadas à Comunidade e aos policiais integrantes da Base, no mês de dezembro.
Dia 15 – Cine-Cidadania: em parceria com a Uesb, leva lazer e cultura à comunidade, gratuitamente, através do cinema.
Dia 16 – Café Social: o dia está reservado para um espaço de socialização e brincadeiras com os policiais-militares, a fim de renovar os laços interpessoais que promovem um ambiente saudável para os próprios policiais e para a comunidade.
Dia 21 – Certificação dos Cursos de Qualificação Profissional de Eletricista e Informática, no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães, bairro Candeias, às 19h30, com a presença de comunidade e familiares dos alunos.
Dia 23 – Às 9 da manhã, haverá uma Parada de Solidariedade e comemoração do Natal com entrega de cestas de alimentos arrecadados voluntariamente às famílias cadastradas.
Deixe seu comentário