A Gente Diz – Tiroteio no acesso à Rocinha provoca pânico e fecha a Lagoa-Barra, na Zona Sul do Rio

Pessoas que passavam pela passarela tiveram que deitar no chão
Pessoas que passavam pela passarela tiveram que deitar no chão Foto: Gabriel Paiva / Gabriel Paiva
Ana Carolina Torres, Célia Costa e Gabriel de Paiva
s acessos à favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, fechou a autoestrada Lagoa-Barra nos dois sentidos, na manhã desta sexta-feira. As pessoas que cruzavam a passarela sobre a via expressa, perto do Túnel Zuzu Angel, em São Conrado, se jogaram no chão para se proteger dos disparos. Houve pânico e correria.

Ao menos um morador foi baleado na Rua 2, na Rocinha, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Por volta de 11h30, policiais relataram que a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha na Rua 2 estava sendo atacada a tiros. Mais cedo, um ônibus foi incendiado na orla de São Conrado.

O Governo do Rio informou que pediu ajuda ao Comando Militar do Leste (CML) e comunicou que o cerco do Exército na comunidade deve acontecer nas próximas horas.

Policiais na Autoestrada Lagoa-Barra Foto: Gabriel Paiva / Gabriel Paiva

A troca de tiros na manhã desta sexta começou durante uma operação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Em meio aos disparos, um grupo também ateou fogo em objetos que foram jogados na pista da autoestrada, também próximo ao Zuzu Angel. Perto dessa barricada, foi deixada uma granada que não explodiu e, por volta das 11h20, foi removida por policiais militares, após o isolamento da área.

Um vídeo gravado na Rua do Valão, na parte baixa da Rocinha, bem perto da Lagoa-Barra, mostra uma grande movimentação de bandidos armados disparando e se protegendo de tiros (veja abaixo).

O Centro de Operações Rio (COR) informou que os motoristas que estavam dentro do túnel no momento em que os tiros começaram foram retirados com segurança.

Devido ao tiroteio e com a interdição da Lagoa-Barra, o centro de operações informou que o trânsito no sentido São Conrado, perto do Túnel Acústico, na Gávea, está sendo desviado para a Avenida Padre Leonel Franca. Já os motoristas que estão na Lagoa-Barra com destino à Zona Sul deverão tomar a Avenida Prefeito Mendes de Morais, ma orla de São Conrado, e de lá acessar a Avenida Niemeyer, com direção ao Leblon.

A prefeitura pede para a população evitar a região e optar por outras vias de ligação entre a Zona Sul e a Zona Oeste, como o Alto da Boa Vista, a Linha Amarela e a Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Policiais isolam granada que foi jogada por bandidos na Lagoa-Barra
Policiais isolam granada que foi jogada por bandidos na Lagoa-Barra Foto: Gabriel Paiva / Gabriel Paiva

Em redes sociais, moradores e pessoas que passavam pela Rocinha no momento do confronto comentaram a situação:

“Escolas sem aula hoje na Gávea devido à guerra na Rocinha…. Uma loucura! Moro há 27 anos na Gávea e nunca vi isso acontecer. O Rio está entregue! Imagina a tensão dos moradores da favela? Já vai fazer uma semana que está essa situação. Descontrole total da segurança do estado!”

“Atenção, evitem o túnel Zuzu Angel! Lagoa Barra fechada! Tiroteio na Rocinha”.

Policial militar armado com um fuzil na passarela
Policial militar armado com um fuzil na passarela Foto: Gabriel Paiva / Gabriel Paiva

Mais cedo um grupo ateou fogo em um ônibus na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã desta sexta-feira, nas proximidades da Favela da Rocinha, onde há cinco dias a polícia realiza operações. O Quartel de Bombeiros da Gávea foi acionado. As esquipes foram ao local e conseguiram controlar as chamas sem que o veículo fosse totalmente danificado.

 

‘Minha mãe está escondida embaixo da pia’, diz morador

Um morador contou ao EXTRA que há vários focos de incêndio na Rocinha. Segundo ele, bandidos tentaram atear fogo a um ônibus e vans na Rua 1.

— A comunidade inteira está tomada por esse tiroteio. Parte alta e parte baixa. Moradores estão acuados. Minha mãe está escondida embaixo da pia da cozinha. O clima é de guerra aqui. Acabou de explodir uma granada — contou ele.

Outro morador disse que o barulho de tiros é constante e parece não cessar:

— Não tem silêncio. É só tum-tum-tum-tum-tum. E nos intervalos, explosões horríveis. Estou embaixo da cama. E daqui não saio.

Escolas sem aulas

A Secretaria municipal de Educação informou que, até as 10h28, havia cinco escolas, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) sem atividades na Rocinha, devido à violência na comunidade. As unidades atendem a 2.489.

Um preso e 12 identificados

Nesta quinta-feira, foi preso Giovane Silva de Lima, de 21 anos, suspeito de participar da tentativa de invasão à Rocinha, no último domingo. Segundo o delegado Antônio Ricardo, da 11ª DP (Rocinha), pelo menos 12 pessoas envolvidas na invasão já foram identificadas.

Giovane foi preso em Acari, na Zona Norte. Por isso, a delegacia investiga agora a possibilidade de traficantes de outras comunidades, além daquelas já divulgadas, terem participado da invasão.

A PM faz operações em outras seis comunidades do Rio. Na Zona Norte há ações nos morros Jorge Turco, Palmeirinha, Mundial, Pedreira e Chapadão — nesta última, com a presença também da Força Nacional de Segurança. Já na Zona Oeste, policiais se encontram na Vila Aliança, em Bangu.